1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Agenda Enem 2018 – Acesse Aqui!

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova conhecida em todo o Brasil, afinal, é por meio dela que muitos estudantes têm a oportunidade de ingressar em uma instituição pública de ensino superior. Se você se interessa em realizar o exame em 2018, confira todas as principais informações, datas e taxas antes de se inscrever.

Datas Enem 2018

Este ano, o Enem será aplicado de maneira diferente. Ele acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, dois domingos consecutivos. Por conta disso, o candidato poderá consultar o gabarito oficial do Enem na quarta-feira seguinte a realização de cada prova, que cai nos dias 8 e 15 de novembro. Já as notas oficiais sairão no início do próximo ano e já têm data marcada: 19 de janeiro de 2018.

Este ano as provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

Este ano as provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

Após a liberação, todos estarão aptos a se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através do portal oficial do Ministério da Educação (MEC), podendo concorrer a uma vaga em um curso escolhido por ele nas universidades públicas que utilizam o Enem como método, podendo elas serem estaduais ou federais.

Ainda não foi divulgado o calendário oficial do Sisu para 2018, mas as inscrições costumam acontecer em uma data bem próxima a liberação das. Neste caso, o candidato pode se inscrever em duas instituições diferentes a sua escolha para as vagas de ampla concorrência ou de cotas.

O gabarito oficial do Enem vão ser disponibilizados na quarta-feira seguinte a realização de cada prova, que cai nos dias 8 e 15 de novembro. (Imagem: Divulgação)

O gabarito oficial do Enem vão ser disponibilizados na quarta-feira seguinte a realização de cada prova, que cai nos dias 8 e 15 de novembro. (Imagem: Divulgação)

Como Será a Prova do Enem 2018?

Como informado anteriormente, a prova do Enem 2017 acontecerá em dois domingos consecutivos, diferente da forma como era aplicada até hoje, quando acontecia por um final de semana inteiro. A justificativa para a mudança é de que o exame se torne menos cansativo para os candidatos e eles ainda podem, se quiserem, revisar a matéria que cairá no segundo dia com mais calma. Além disso, a redação passa a ser no primeiro domingo de prova.

 

Inscrições Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 começaram nesta segunda-feira (8) e vão até o dia 19 de maio, ou seja, é preciso ficar atento porque o tempo é curto. Para se inscrever, é necessário se cadastrar no portal oficial do exame nas datas disponibilizadas, inserir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros dados que serão solicitados. Caso já tenha cadastro por ter feito a prova nos anos anteriores, basta acessar com o seu CPF, senha e digitar o código de segurança disponibilizado.

Taxa e Pagamento Enem 2018

Todo ano, o exame possui uma taxa fixa para que o candidato possa fazer a inscrição no Enem. Desde que foi implementado, ele custava cerca de R$ 35 reais, porém, em 2015, começou a sofrer alterações de valor. Em 2018, a taxa para a inscrição será de R$ 82 reais para serem pagos via boleto, disponibilizado no final da inscrição.

O Enem possui uma taxa fixa para que o candidato possa realizar a prova. (Imagem Divulgação)

O Enem possui uma taxa fixa para que o candidato possa realizar a prova. (Imagem Divulgação)

Independente do dia que você se candidatar para fazer as provas do Enem, a data para o pagamento do boleto será a mesma: no final de maio. Então, fique de olho na data apresentada no documento, pois, caso se esqueça de efetuar o pagamento, sua candidatura será invalidada. Alguns candidatos têm a possibilidade de se isentar, por isso, veja se esse é o seu caso.

Se você almeja entrar em alguma instituição de Ensino Superior no próximo ano, o Enem deve ser uma de suas principais escolhas, afinal, diversas Universidades optam pelo exame como forma de ingresso. Além disso, também é possível usar a nota do Enem para ganhar bolsas de estudo ou até mesmo como processo seletivo para faculdades particulares. Caso queira mais informações ou tem alguma dúvida, acesse a Página do Participante ou o edital oficial.

Recomendados para você: