Bolsa Escola do governo

Bolsa Escola

O programa Bolsa Escola, foi um programa do governo federal, que auxiliou famílias que se encontravam na linha de extrema pobreza. Hoje, o programa já foi abolido pelo governo, que iniciou o programa Bolsa Família. O Programa Bolsa Família do Governo Federal tem como objetivo principal criar condições para que as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e pobreza extrema possam ter acesso à alimentação, serviços de saúde, assim como possam melhorar suas condições de vida através da educação. Para isso, o Programa Bolsa Família possui outros programas sociais aliados com vistas a auxiliar às famílias que precisam de assistência, entre eles estão o Programa Bolsa Escola.

O Programa Bolsa Escola tem como objetivo promover o combate à pobreza e exclusão social através do acesso a educação, direcionando para as famílias beneficiadas um valor mensal que deve ser investido na educação das crianças, impedindo assim que elas sejam obrigadas a trabalhar precocemente para ajudar no orçamento familiar.

Seleção para o  Bolsa Escola

Para participar da Bolsa Escola as famílias precisam se enquadrar em alguns requisitos, como:

- Morar a mais de 5 anos no município da escola onde a criança pretende estudar;

- Possuir uma renda mensal máxima de meio salário por pessoa adulta de cada família e que esteja apta para trabalhar;

- Os filhos devem ter entre 7 e 14 anos de idade e estarem matriculados em uma escola;

- É necessário que o responsável se comprometa em manter as crianças frequentando a escola.

Acompanhamento Bolsa Escola

O acompanhamento e o controle de frequência das crianças na escola é realizado pela Secretaria de Educação, sendo que a autorização ou não do valor a ser repassado dependerá do resultado desse acompanhamento. Além disso, o controle é realizado para identificar alguma necessidade de atendimento psicológico, médico, reforço escolar da criança ou alguma outra situação que possa vir a ocorrer, agindo de forma integrada com outras Secretarias de Governo ou instituições voltadas à defesa da criança e do adolescente.

Como participar do Bolsa Escola

Para participar do Bolsa Escola, a família deveria possuir renda mensal máxima de R$ 90,00 por pessoa. Os filhos deveriam estar matriculados e frequentando regularmente a escola. Era feito também um acompanhamento trimestral para verificar se realmente as crianças frequentavam a escola. Atualmente, o bolsa família também tem alguns requisitos muito parecidos com o Bolsa Escola. Nos dois programas de auxílio, as famílias devem estar inscritas no CadUnico, sistema do governo federal. O Cadastro único é a porta de acesso para muitos programas do governo. Através dele o governo consegue estabelecer melhorias nos programas e controlar a situação das famílias brasileiras mais necesitadas.

Bolsa escola 2015

O programa Bolsa Escola, hoje atende pelo Bolsa Família. O Bolsa Família beneficia mais de um milhão e duzentas mil famílias em todo o país, e em 2015 pretende atender uma quantidade muito maior. Para participar, as famílias devem estar regulamente cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal. – CadUnico.

Programas de Auxílio na Educação

Atualmente há muitas oportunidades do governo para manter seus filhos na escola e para que eles deem continuidade aos estudos após o período de educação básica. Há diversos programas como o prouni, sisu, sisutec, pronatec e o educa mais Brasil. O programa Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 50% em instituições de ensino superior ou técnico particulares. Saiba mais sobre o Educa Mais Brasil.

 

Comente (será moderado)