1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Bolsa Família Cadastro: Como se Cadastrar no Bolsa Família

O Bolsa Família beneficiou milhares de famílias brasileiras nos últimos anos, sendo a grande causa pela qual pessoas saíram da pobreza e passaram a ter uma qualidade de vida melhor. O objetivo do programa é justamente esse: auxiliar as famílias, complementar sua renda e contribuir para um futuro melhor.

Para alcançar esse objetivo o Bolsa Família funciona como uma transferência direta de renda: de acordo com a renda familiar e o número de pessoas no grupo familiar, o governo repassa um determinado valor todo mês para que a família possa arcar com suas despesas e assim não passar fome. Se você ainda não participa, veja a seguir como se cadastrar no Bolsa Família.

Como se cadastrar no bolsa família?

Qualquer um pode estar ciente de como se cadastrar no Bolsa Família, já que tudo é muito fácil e simplificado. A seleção para o programa é feita pelo Ministério do Desenvolvimento que, todo mês, por meio de uma lista das famílias cadastradas no CadÚnico, efetua um sorteio para definir quais serão as beneficiadas. Esse sorteio leva em conta todos os critérios de seleção e prioridade do Bolsa Família.

como se cadastrar no bolsa família

como se cadastrar no bolsa família. Imagem:divulgação

Outro detalhe importante é que as famílias não selecionadas podem continuar concorrendo nos outros meses, até que sejam chamadas. Por isso para se cadastrar no programa é muito fácil: você só precisa efetuar o CadÚnico de sua família e esperar.

Bolsa família cadastro único

O CadÚnico ou Cadastro Único é um sistema do governo federal para manter controle sobre todas as famílias de extrema pobreza ou pobreza em nosso país. Nesse sistema o governo cadastra todas essas famílias e seus membros, fica ciente de suas condições de vida e trabalho, e pode com essas informações criar projetos e programas para melhorar a qualidade de vida e beneficiar essas pessoas. Um exemplo disso é o próprio Bolsa Família, que foi criado para diminuir o número de pessoas nessas situações.

Ao se cadastrar a família estará comprovando que possui uma renda limitada e que precisa de ajuda. Se os critérios do programa baterem com as informações, o Ministério do Desenvolvimento entra em contato. Caso ele não entre, não significa que você e sua família foram desclassificados: apenas não foram selecionados ainda.

Cadastro bolsa família 2017

O cadastro no CadÚnico, portanto, pode ser feito pelo responsável familiar que deve se dirigir até a prefeitura de seu município ou até o setor responsável pelo programa. É preciso ter em mãos todos os seus documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho, além de Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda.

como se cadastrar no bolsa família

como se cadastrar no bolsa família. Imagem:divulgação

Além dos documentos do responsável, é preciso apresentar também dos demais membros do grupo familiar. Após o cadastro é preciso aguardar a realização dos sorteios.

Recadastramento do bolsa família pela internet

O recadastramento do Bolsa Família é algo que muitas pessoas têm que fazer. Isso pode ser importante se, por exemplo, o benefício for suspenso temporariamente. Isso acontece quando há uma divergência nas informações da família que deve ser esclarecida pelo responsável familiar ou quando o governo apenas deseja averiguar os dados novamente. O recadastramento não pode ser feito pela internet, apenas no mesmo local da inscrição.

Consultar cadastro bolsa família

O Ministério do Desenvolvimento lançou o Consulta Cidadão, um local onde todas as famílias do programa podem consultar o seu cadastro, ver todas as informações e consultar alguma irregularidade. Basta acessar o site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/, informar nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

como se cadastrar no bolsa família

como se cadastrar no bolsa família. Imagem:divulgação

Caso veja alguma irregularidade deverá se dirigir até o setor responsável em sua cidade.

Atualizar cadastro bolsa família

Todos os anos ou de dois em dois anos as famílias devem atualizar o seu cadastro, sendo ou não beneficiárias do Bolsa Família, pois o CadÚnico dá acesso a vários outros programas. A atualização dos dados deve ser feita também mesmo que não haja nenhuma mudança nas informações.

Recomendados para você: