1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Bolsas de Estudos Oferecidos pelo Governo

Entrar no ensino superior e técnico se tornou muito mais fácil de uns anos para cá graças às iniciativas do Governo Federal, com programas sociais cujo objetivo é inserir cada vez mais pessoas na educação superior de forma gratuita. Com esses programas os jovens e adultos conseguem entrar na faculdade e usufruir de um ensino de qualidade que os preparará para a sua carreira no mercado de trabalho.

Alguns deles oferecem bolsas integrais e parciais, além do financiamento estudantil conhecido como FIES. Saiba mais sobre os programas oferecidos pelo Governo.

Bolsas de Estudos Oferecidos pelo Governo

Bolsas de Estudos Oferecidos pelo Governo

FIES

O FIES é o Financiamento Estudantil que possibilita que você ingresse no ensino superior privado sem pagar nada por isso até estar formado. Ou seja, você adquire o financiamento e realiza a sua graduação sem pagar por nada, apenas uma taxa de R$150,00 a cada três meses. Quando se forma, ainda possui um período de 18 meses para se estabelecer e conseguir um emprego, para que possa começar a pagar o financiamento.

Dessa forma o estudante tem tempo suficiente para se firmar no mercado de trabalho e conseguir uma renda para arcar com suas despesas. Já estará formado e capacitado para pagar o curso.

ProUni

O Programa Universidade para Todos foi criado para oferecer bolsas parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. Com ele você pode ingressar na faculdade sem pagar nada por isso – bolsa 100% – ou pagando bem menos – bolsa 50%. Para se inscrever é preciso realizar a última edição do ENEM e obter, no mínimo, 450 pontos.

A bolsa integral é para os estudantes que comprovarem renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto a parcial é para aqueles com renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Prouni

Prouni

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa muito amplo, pois oferece bolsas de até 70% para educação básica, EJA, cursos de idiomas, cursos técnicos, preparatórios para o vestibular, graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado. Isso mesmo, seja para o que você quiser, é possível conseguir uma bolsa e pagar bem menos.

Basta se inscrever no portal do programa e realizar o processo seletivo da instituição escolhida – é preciso preencher apenas os requisitos da instituição, o Educa Mais Brasil não possui nenhum. No site você pode pesquisar as opções disponíveis selecionando o tipo de educação que deseja e a cidade. Você encontra o preço das mensalidades e o desconto que é aplicado à aquela opção.

Pronatec

O Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é parecido com o ProUni, com a diferença de que as bolsas integrais e parciais são dedicadas a cursos técnicos em instituições públicas e privadas e institutos federais. Ele é dedicado para todas as pessoas que desejam ingressar no ensino técnico e obter capacitação de forma mais rápida para que possa entrar no mercado de trabalho.

Pronatec

Pronatec

Milhares de instituições são parceiras e há vagas o ano todo. Acesse o site e pesquise por vagas na sua região ou, se preferir, se dirija até uma instituição e verifique se ela é parceira do programa.