Cadastro MEI pela internet

Veja como realizar o Cadastro MEI pela internet e regularize a situação de sua empresa.

O que é o MEI?

Com o objetivo de auxiliar os trabalhadores informais e os microempresários, o Governo Federal criou uma lei que permite algumas condições especiais para os empreendedores que realizarem o cadastro no MEI – Microempreendedor Individual pela internet para que possam trabalhar de maneira legalizada contando com benefícios e vantagens especiais.

Cadastro MEI pela internet

O Cadastro MEI pela internet é realizado através do Portal do Empreendedor www.portaldoempreendedor.gov.br. Antes de se cadastrar é importante consultar a Prefeitura para conferir se o endereço  onde será exercida a atividade é apropriado e se a atividade é permitida na cidade. Após as consultas iniciais que devem ser feitas para evitar problemas futuros, é só acessar o site do Portal do Empreendedor para efetuar o cadastro no MEI – Microempreendedor Individual pela internet e clicar em “MEI-Microempreendedor Individual”, em seguida clicar na opção “Formalização”, ai é só seguir os passos preenchendo as informações solicitadas, no caso CPF e Data de Nascimento. Após esses preenchimentos confira se no Item identificação as informações que aparecem como Nome Empresarial, Nome do Empresário, Nacionalidade, Sexo e Nome da Mãe, estão corretas.

Atividades MEI

Dando continuidade ao cadastro no MEI – Microempreendedor Individual pela internet, escolha no item “Atividades”a atividade que representa a que será exercida, após isso, informe os endereços solicitados, e quando aparecer o item declarações, escolha com cuidado os itens que marcados. É importante verificar se sua atividade poderá exercer o Cadastro MEI pela internet, pois muitas atividades não estão entre as que podem realizar a legalização nesta modalidade. Confira a lista das atividades MEI

Após efetuar o cadastro no MEI – Microempreendedor Individual pela internet, você estará apto a ter o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, que tem também a função de Alvará de Licença e funcionamento provisório pelo prazo de até 180 dias. Após imprimir o certificado você poderá imprimir o Carnê com as guias de pagamento clicando em: “MEI”, “Emissão de carnê de pagamento – DAS”, Informar o número do CNPJ, digitar os caracteres de segurança, clicar no botão “Continuar”. Manual do Processo Eletrônico de Inscrição do MEI 163. E  “Emitir DAS”, “Período de Apuração”.  Selecionar o exercício de geração das guias de pagamento e clicar “Continuar”. Com esse Carnê é possível pagar as taxas referentes ao ano todo, ficando em dia com as obrigações e podendo atuar legalmente na sua atividade.

 

Comente (será moderado)