1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (345.680 votos, média: 3,40 de 5)
Loading...

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal

Você sabe o que é o Cadúnico (Cadastro Único do Governo Federal), como funciona e quem pode se inscrever para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo através dos programas sociais? Saiba tudo sobre o CadÚnico:

O que é o Cadastro Único (CadÚnico)?

O Cadastro Único (Cadúnico) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.

Entende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos.

CadÚnico - Cadastro Único do Governo Federal

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal (Imagem: divulgação)

É através do Cadúnico que o governo obtém dados que mostram a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Desta forma, o Governo Federal consegue formular políticas próprias para melhorar as condições em que se encontram estas famílias.

Quem Coordena o Cadúnico e como é Utilizado?

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é responsável pela coordenadoria do Cadúnico. O sistema é de uso obrigatório nas seleções de beneficiários de programas sociais promovidos pelo Governo Federal, como por exemplo o Bolsa Família.

Com base nas informações registradas no Cadúnico é possível identificar quem deve ter atendimento prioritário, quais as famílias que necessitam emergencialmente ajuda para sair de situações de vulnerabilidade.

CadÚnico - Cadastro Único do Governo Federal

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal. Imagem:Divulgação

CadÚnico – Cadastramento

Para obter informações detalhadas sobre o Cadúnico você pode procurar a prefeitura da sua cidade. A gestão municipal é responsável pela identificação e coleta de dados das famílias, o que pode acontecer de três formas: coleta através de visitas domiciliares, nos locais indicados para cadastramento (a família deve se descolar até o local) ou através de ação de mobilização social, onde as famílias são convidadas a participarem de eventos públicos.

CadÚnico: o que é?

O Cadastro Único reúna informações de todos do grupo familiar, como renda, escolaridade, tipo de moradia, situação ao redor da moradia e demais detalhes importantes. As principais famílias cadastradas são as que se encontram em situações de pobreza ou extrema pobreza.

No entanto, famílias com renda mensal total de até três salários mínimos também podem se inscrever, pois se enquadram nos requisitos.

CadÚnico: como funciona?

O cadastro das famílias fica no sistema do governo para sempre, mas deve ser atualizado com regularidade para que as famílias possam participar dos programas sociais. Com essas informações o governo pode avaliar quantas famílias ainda vivem em situações precárias e assim promover mais iniciativas que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas. É com esse cadastro que também é possível ter um controle sobre as famílias de baixa renda.

Além disso, a maioria dos programas sociais exigem o cadastro no CadÚnico para que as famílias possam se inscrever. Isso acontece porque eles cruzam as informações prestadas na inscrição com as do cadastro, para verificar se a família realmente é de baixa renda.

CadÚnico: como se cadastrar?

Você atende aos requisitos mas ainda não é cadastrado? Poderá fazer isso em uma das visitas do seu município; ele é obrigado a fazer essas visitas a famílias de extrema pobreza tanto para efetuar novos cadastros quanto para verificar como anda a situação familiar.

CadÚnico - Cadastro Único do Governo Federal

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal

Se você não quer esperar pode ir até o CRAS do seu município e solicitar o cadastramento. Lembrando que isso deve ser feito apenas pelo representante familiar que, de preferência deve ser uma mulher. Esse representante deve apresentar o seu CPF ou Título de Eleitor e pelo menos um documento de identificação dos demais membros do grupo familiar.

Portal CadÚnico da Caixa

A Caixa Econômica Federal, grande parceira do governo, possui um portal na internet voltado para todos os cadastrados no CadÚnico. Através desse portal é possível ver os programas sociais, informações sobre transferência de renda e muito mais.

Para acessar a família só precisa informar o seu e-mail e a senha. O portal é este aqui: https://www.cadunico.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CONVENIADO01&credencial=EMAIL&base=SISUR01.

CadÚnico: programas sociais do governo

Só para você ter uma ideia, falaremos a seguir alguns programas sociais que usam o CadÚnico como critério e forma de seleção. Vale ressaltar que o CadÚnico pode ser usado tanto em programas do governo, quanto em programas estaduais e municipais.

Exemplos são o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Bolsa Verde, Carta Social, Telefone Popular, Programa Brasil Carinhoso, entre outros.

Recomendados para você:

4 Comentários

  1. THIAGO disse:

    Boa tarde!

    gostaria de participar do programa minha casa minha vida

    para obter a oportunidade de ter minha casa propria

  2. maria do carmo dantas disse:

    como faço para ter minha casa pago aluguel muito caro estou desempregada

  3. gostaria de me cadastrar no minha casa minha vida

  4. Francisca Josilene da Silva disse:

    Como me escrever na minha casa minha vida? Por favor me enformem,quais documentos que tenho que apresentar. Desde já agradeço a atenção

Comente (será moderado)