1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal

Você sabe o que é o Cadúnico (Cadastro Único do Governo Federal), como funciona e quem pode se inscrever para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo através dos programas sociais? Saiba tudo sobre o CadÚnico:

O que é o Cadastro Único (CadÚnico)?

O Cadastro Único (Cadúnico) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.

Entende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos.

É através do Cadúnico que o governo obtém dados que mostram a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Desta forma, o Governo Federal consegue formular políticas próprias para melhorar as condições em que se encontram estas famílias.

CadÚnico - Cadastro Único do Governo Federal

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal (Imagem: divulgação)

Quem Coordena o Cadúnico e como é Utilizado?

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é responsável pela coordenadoria do Cadúnico. O sistema é de uso obrigatório nas seleções de beneficiários de programas sociais promovidos pelo Governo Federal, como por exemplo o Bolsa Família.

Com base nas informações registradas no Cadúnico é possível identificar quem deve ter atendimento prioritário, quais as famílias que necessitam emergencialmente ajuda para sair de situações de vulnerabilidade.

CadÚnico - Cadastro Único do Governo Federal

CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal. Imagem:Divulgação

CadÚnico – Cadastramento

Para obter informações detalhadas sobre o Cadúnico você pode procurar a prefeitura da sua cidade.

A gestão municipal é responsável pela identificação e coleta de dados das famílias, o que pode acontecer de três formas: coleta através de visitas domiciliares, nos locais indicados para cadastramento (a família deve se descolar até o local) ou através de ação de mobilização social, onde as famílias são convidadas a participarem de eventos públicos.

4 Comentários

  1. THIAGO disse:

    Boa tarde!

    gostaria de participar do programa minha casa minha vida

    para obter a oportunidade de ter minha casa propria

  2. maria do carmo dantas disse:

    como faço para ter minha casa pago aluguel muito caro estou desempregada

  3. gostaria de me cadastrar no minha casa minha vida

  4. Francisca Josilene da Silva disse:

    Como me escrever na minha casa minha vida? Por favor me enformem,quais documentos que tenho que apresentar. Desde já agradeço a atenção

Comente (será moderado)