1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

CadÚnico Atualização

O CadÚnico é um sistema do governo federal criado com o intuito de manter uma relação de todas as famílias de baixa renda e extrema pobreza de nosso país. Esse sistema é usado na hora de definir quais famílias serão beneficiadas pelos programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros.

Através do CadÚnico o governo obtém noção do quadro socioeconômico brasileiro e assim pode adotar medidas para diminuir as situações de extrema pobreza. A seguir, aprenda mais sobre o CadÚnico.

CadÚnico Atualização

CadÚnico Atualização

Cadastro Único do Governo Federal

O Cadastro Único junta informações sobre as famílias brasileiras levando em conta suas rendas, as condições da moradia e todos os membros do grupo familiar. É preciso estar cadastrado no sistema todas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

As famílias que se enquadram nesses requisitos devem procurar imediatamente a prefeitura de sua cidade ou o CRAS para efetuar o cadastramento por meio de um formulário.

Como se Cadastrar no CadÚnico pela Internet

Ainda não existe uma ferramenta online que seja possível realizar o cadastro de novas famílias no CadÚnico. O cadastro só pode ser realizado pessoalmente.

Mas tem um motivo para os cadastros só serem realizados dessa forma. Isso acontece porque é necessário a comprovação dos dados pessoais do responsável familiar e demais integrantes da família.

Cadastro Único NIS

O Número de Identificação Social (NIS) é uma espécie de identificação que as pessoas recebem após realizaram o seu cadastro no CadÚnico. Esse número é pessoal e intrasferível, como um CPF ou identidade.

CadÚnico Cadastro

O cadastro do CadÚnico deve ser realizado em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu munícipio. Para verificar qual o CRAS mais próximo da sua residência, caso não saiba, basta ligar para a Prefeitura da sua cidade.

Compareça pessoalmente ao CRAS e apresente os documentos pessoais de todos os integrantes da família. Para efetuar o cadastro esteja munido de Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade (RG), Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.

Além disso, é muito importante que você leve um comprovante de residência. Esse documento não é obrigatório, pois algumas pessoas, como por exemplo, moradores de rua não tem moradia fixa. Mas aqueles que tem uma casa podem realizar o cadastro.

Mas aquelas famílias que possuem moradia fixa, mesmo que não seja um imóvel próprio devem apresentar o comprovante de residência. Quanto mais completo o seu cadastro, melhor será na hora de realizar a inscrição em algum programa social.

Para aqueles que não sabem o Cadastro Único é muito importante, pois sem ele você não consegue participar dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal.

Cadastro Único Bolsa Família

Como foi dito anteriormente, para realizar a inscrição nos programas sociais do governo é necessário que a pessoa esteja cadastrada no CadÚnico e isso inclui também o programa Bolsa Família.

O CadÚnico é tão importante para o Bolsa Família que a seleção de novas famílias é realizada através do cadastro. A seleção é realizada todos os meses e o critério utilizado é o número de integrantes da família e a renda bruta mensal.

Para organizar os pagamentos o governo montou um calendário de pagamento do benefício. Lembrando que o benefício não é acumulativo e tem um período correto para retirada todos os meses. Para consultar o calendário basta acessar o site oficial da Caixa através desse link (http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx). Desta forma você não ficará perdido nos dias e não corre o risco de perder o período de saque do benefício.

Consultar CadÚnico pelo CPF

A consulta ao CadÚnico é uma novidade que surgiu esse ano e chegou facilitando a vida de muitas pessoas. O Consulta Cidadão permite que os usuários imprimam um resumo das suas informações cadastrais. Antes era necessário que o cidadão comparecesse pessoalmente ao CRAS para ter acesso a esses dados.

Para realizar a consulta não é necessário o CPF, basta o seu nome completo, data de nascimento e nome da sua mãe.

Cadastro Único do Governo Federal

É através do Cadastro Único que o Governo Federal, estados e municípios implementa os programas sociais. Mas não são todas as famílias que podem e devem se cadastrar no CadÚnico.

Apenas famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou 3 salários mínimos de renda mensal total devem se cadastar.

Consulta Cadastro Único NIS

A consulta do CadÚnico pode ser realizada através desse link (https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/). Para efetuar a consulta só é necessário preencher as lacunas de nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o Estado que você vive.

Cadastro Único

Agora que você já sabe a importância de ter um cadastro no CadÚnico corra agora mesmo para o CRAS mais próximo e não desperdice a chance de ser beneficiado pelos programas sociais.

Consulta Cadastro Único NIS

Você pode consultar o seu Cadastro Único na prefeitura de sua cidade ou na unidade do CRAS. A consulta pode ser feita para verificar os dados informados e efetuar alguma alteração. Para isso, se dirija até a unidade mais próxima com o número do seu NIS e alguns documentos pessoais importantes, como RG e CPF.

Como se Cadastrar no CadÚnico pela internet

Ainda não está disponível pela internet a possibilidade de se cadastrar no CadÚnico. As famílias interessadas devem se dirigir até o CRAS do seu município com todos os seus documentos pessoais em mãos para que o cadastro possa ser efetuado. Pela internet é possível apenas adquirir informações sobre o sistema.

Após o cadastro na unidade, lembre-se que é essencial manter todos os dados fornecidos atualizados. Assim, sempre que houver uma mudança, seja de endereço, de renda ou de escola, informe ao CRAS para que a mudança seja efetuada no sistema também.

Como se Cadastrar no CadÚnico pela internet

Como se Cadastrar no CadÚnico pela internet

Cadastro Único SUS

As famílias do CadÚnico também possuem direito a um Cartão do SUS em alguns municípios, que dá direito a consultas e remédios mais baratos. Vá a prefeitura de sua cidade para verificar como funciona e como adquirir o seu.

 

Publicidade sugerida para você: