Certificado MEI – Certificado Micro Empreendedor Individual

Certificado MEI – Micro Empreendedor Individual

O MEI – Microempreendedor individual foi criado para que empresários saiam da informalidade e tenham acesso a uma série de vantagens e benefícios. Quem possui  o Certificado MEI – Micro Empreendedor Individual, tem reduções de carga tributária, regularização junto a Previdência Social, possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, permitindo assim, abertura de conta bancária jurídica, podendo contar com acesso a empréstimos, emissão de Notas Fiscais, entre outros benefícios.

(Imagem: divulgação)

(Imagem: divulgação)

Como conseguir o Certificado MEI

Para adquirir o certificado MEI é bem simples e fácil. O microempresário deve acessar o Portal do Empreendedor e realizar gratuitamente a inscrição, sim, é gratuito. No ato da inscrição deve-se informar os dados do empresário, bem como os dados empresariais. Se o empresário preferir, também pode realizar o cadastro para receber o Certificado MEI presencialmente na sua cidade. Para isso, ele deve procurar um escritório contábil mais próximo que esteja cadastrado como prestador de serviço MEI. Estes endereços também se encontram no portal do empreendedor. O serviço é prestado gratuitamente.

(Imagem: divulgação)

(Imagem: divulgação)

Emissão do certificado MEI

Após efetuar a inscrição, seja diretamente no portal ou em algum escritório contábil, será emitido automaticamente o Certificado MEI – Microempreendedor Individual pelo Portal do Empreendedor.  O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), é o documento comprovante do registro do Microempreendedor Individual. A partir dai, o empresário estará participando da Previdência Social e também receberá um número de CNPJ.