1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (234.645 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Atualizar o Cadastro do Bolsa Família

É extremamente importante que as famílias que recebem o Bolsa Família atualizem sempre que preciso o cadastro no programa e que façam o recadastramento quando exigido.

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal, em conjunto com a Caixa Econômica Federal. Esse é um programa de transferência direta de renda, afim de que as famílias de baixa renda, em situação de pobreza e vulnerabilidade consigam superar essas situações, contando com ajuda do governo.

O foco principal do programa é garantir o direito à alimentação, educação e saúde a todos, não apenas os que possuem privilégios econômicos.

Como Atualizar o Cadastro do Bolsa Família

Como Atualizar o Cadastro do Bolsa Família

Atualmente quase 14 milhões de famílias recebem auxilio do Bolsa Família no Brasil.

Como os beneficiários do Bolsa Família recebem o benefício?

A forma de receber o benefício do Bolsa Família foi modificada, agora a família possui uma poupança na Caixa Econômica Federal, essa conta é simples e pode ser aberta em agências da Caixa e também em lotéricas.

Essa poupança possui saldo e movimentação mensal de até 3 mil reais. A conta da direito a um cartão magnético que possibilita fazer compras, saques, depósitos, transferências, saldos e muitas outras ações.

Quem pode participar do programa Bolsa Família?

Tem direito a participar do programa famílias que se encontram em posição de pobreza ou extrema pobreza.

Se enquadra em extrema pobreza, famílias que recebem até 85 reais por pessoa, por mês. Já em pobreza, se enquadra famílias que cada um de seus membros recebe entre 85,01 e 170 reais. Porém existe um requisito para famílias em situação de pobreza participarem do programa: devem ter crianças de até 16 anos ou gestantes ou mães que amamentam entre os membros da família.

Como se cadastrar para receber o Bolsa Família?

Afim de se cadastrar no programa Bolsa Família, o interessado deve buscar na prefeitura da sua cidade, o responsável pelo programa em sua cidade, afim de se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único).

Bolsa Família

Bolsa Família

O cadastro para participar do programa é importante, porém não garante a participação automática no programa. Isso irá depender do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que mensalmente seleciona famílias para receber o benefício.

Para saber as famílias que participam do programa, ou consultar se conseguiu receber o benefício, os interessados podem ir até a prefeitura da cidade, e buscar o responsável por ele na cidade, ou consultar online através do endereço https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp.

Passo a passo para receber o benefício

1º Cadastramento: se a família se enquadra entre os critérios exigidos para participar do programa, ela deve se cadastrar, segundo já explicado acima.

2º Seleção: mensalmente o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) seleciona as famílias que devem receber o benefício, e as famílias que ainda não foram selecionadas devem estar atentas a isso.

3º Pagamento: se a família estiver entre as selecionadas, ela passa a receber um valor mensal, de acordo com o seu perfil.

Como atualizar o cadastro no Bolsa Família?

Sempre que ocorrem mudanças de endereço, algum membro se muda, nasce alguma criança, entre outras mudanças, o cadastro no programa deve ser atualizado.

Por vezes, o programa exige um recadastro, portanto, as famílias devem estar atentas a isso, pois o recadastramento é obrigatório. Caso seja necessário, deve-se buscar o órgão responsável pelo Bolsa Família na cidade afim de atualizar esse cadastro.

Quais os documentos para fazer o recadastramento no programa?

– Documento de identificação de todos os membros da família cadastrados – CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Bolsa Família

Bolsa Família

– CPF ou título de eleitor do membro da família no qual o cartão está no nome – no caso de famílias de origem indígena ou quilombola, pode ser qualquer tipo de documento de identificação.

– Um comprovante de residência.

– Se tiver crianças ou adolescentes que participem do grupo familiar, é necessário levar o comprovante de matrícula de todas as crianças cadastradas.

– Também é necessário que informe um número de telefone para que a secretaria de desenvolvimento social possa entrar em contato.

 

Recomendados para você: