1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Emitir Nota Fiscal do MEI

Os microempreendedores individuais que ainda são novatos costumam ter muitas dúvidas sobre algumas questões rotineiras como, por exemplo, a emissão de nota fiscal.

Para facilitar a sua vida, neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber para emitir nota fiscal, confira como emitir nota fiscal do mei, como emitir nota fiscal mei SP, como emitir nota fiscal RJ, nota fiscal avulsa eletrônica, emitir nota fiscal e mei prestação de serviços.

Como Emitir Nota Fiscal do MEI?

Uma das principais dúvidas dos microempreendedores é se o MEI pode emitir nota fiscal ou não. A resposta para essa pergunta é sim. Na realidade, a emissão da nota fiscal pela prestação de serviços ou venda de produtos é uma obrigação do MEI quando se trata de pessoas jurídicas ou órgãos públicos.

Como Emitir Nota Fiscal do MEI

Como Emitir Nota Fiscal do MEI. Imagem:divulgação

No caso de clientes pessoa física o MEI só precisa emitir nota fiscal se esta for a exigência do consumidor. A regra contempla até mesmo serviços prestados ou produtos vendidos pela internet.

Como Emitir Nota Fiscal MEI SP

O modelo de emissão de nota fiscal eletrônica é oferecido apenas em alguns estados brasileiros. O estado de São Paulo é um dos estados que já oferece este tipo de serviço. Para aqueles que não sabem, a nota fiscal eletrônica tem a mesma função da famosa nota fiscal avulsa. A única diferença entre as duas é que a eletrônica pode ser retirada pela internet.

Para emitir a nota fiscal avulsa o primeiro passo é solicitar cadastro da empresa no SEFAZ do estado de São Paulo. Essa solicitação pode ser feita de duas formas. A primeira é comparecendo pessoalmente no SEFAZ. Lembrando que se escolher fazer por este meio terá que pagar uma taxa administrativa. O valor da taxa pode variar de estado para estado.

A segunda opção para solicitar o seu cadastro para emitir notas fiscais, é fazendo este procedimento através do portal oficial do SEFAZ. Essa procedimento, normalmente, costuma ser totalmente gratuito. No entanto, o indicado é verificar junto ao SEFAZ SP.

Acesse e saiba mais informações: Como funciona a Previdência Privada?

Como Emitir Nota Fiscal MEI RJ

Se você, empreendedor, nunca emitiu uma nota fiscal antes e não sabe como funciona este procedimento, fique tranquilo! Vamos te ensinar o passo a passo para isso. Confira!

Como Emitir Nota Fiscal do MEI

Como Emitir Nota Fiscal do MEI. Imagem:divulgação

1- Adquira sua assinatura digital junto a uma empresa certificadora

2- Passe para o cadastro da sua companhia na Secretaria da Fazenda do Estado

3- Adquira um software para a emissão da nota fiscal eletrônica.

Para aqueles que não sabem o software é basicamente um sistema onde através dele será emitidas as notas fiscais pelo seus serviços. Esses softwares são programas que toda a empresa deve ter.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica

Para aqueles que não sabem existem duas formas de emitir as notas fiscais da sua empresa. A primeira opção normalmente é usada por empresas que tenham um espaço físico. Estamos falando da nota fiscal avulsa.

A segunda opção costuma ser usada pelas famosas lojas online que há cada ano vem ganhando mais espaço no mercado. Mas, como funciona? Simples, a comunicação entre o vendedor e o comprador do mercado online funcionam através de e-mails. Desta forma, a empresa vai gerar a nota fiscal no sistema e enviar o link para o comprador acessar da sua casa.

Acesse e saiba mais informações: O que é capital social MEI?

Emitir Nota Fiscal

Para emitir a nota fiscal, antes é preciso solicitar o cadastro para começar a emitir notas fiscais junto a SEFAZ da sua região. Depois disso, basta instalar o software para começar a emitir notas fiscais.

MEI Prestação de Serviços

As empresas que se enquadram como MEI devem sempre emitir nota fiscal pela prestação de serviços para pessoas jurídicas ou empresas públicas.

Recomendados para você: