1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 2,33 de 5)
Loading...

Como fazer o Cadastro Único?

O Cadastro Único é popularmente chamado de CadÚnico e usado em diferentes programas sociais do governo para selecionar as famílias e determinar aquelas ideais para serem beneficiadas.

Ele é destinado a todas as famílias de baixa renda e possui o objetivo de monitorar o nível de pobreza do país e facilitar a participação destas famílias em programas de transferência de renda. Por meio dele é possível participar e garantir diversos benefícios. Entenda mais sobre o Cadastro Único logo a seguir.

Cadastro Único o que é ?

Esse cadastro único é usado para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda. Dessa forma o governo pode ter consciência da realidade socioeconômica do país e oferecer mais recursos para que as situações de pobreza diminuam. Nesse cadastro único são registradas informações como as características da moradia, a identificação de cada pessoa do grupo familiar juntamente com a escolaridade de cada um, situação de trabalho e a renda da família, e demais informações.

Ele se tornou a principal forma de selecionar e incluir as famílias de baixa renda nos programas sociais do governo federal; hoje em dia o Cadastro Único é usado na concessão de benefícios de alguns programas como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde.

Cadastro Único Inscrição

A inscrição pode ser feita de maneira muito fácil. De início uma pessoa da família deve se responsabilizar por prestar todas as informações necessárias para o entrevistador. Essa pessoa se tornará o responsável pelo grupo familiar e deve ter, no mínimo, 16 anos e preferível que seja do sexo feminino.

Esse responsável deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único no seu município; esse setor pode ser o mesmo responsável pelo Bolsa Família. Se você não souber onde encontrar o local da inscrição, deve-se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para obter essa informação. Em algumas regiões o próprio CRAS realiza a inscrição das famílias. Não se esqueça de comparecer com todos os documentos obrigatórios em mãos!

Cadastro Único Critérios

Para poder fazer parte do Cadastro Único e ser beneficiada com os programas do governo as famílias e seus representantes legais deve preencher determinados critérios.

Para poder se cadastrar, as famílias precisam possuir uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou, ainda, de até três salários mínimos. Também é necessário residir na cidade onde você deseja efetuar o cadastro.

Cadastro Único Documentos

Para realizar o cadastramento, ou seja, a inscrição, o representante e a família devem apresentar alguns documentos. O responsável pelo grupo familiar deve apresentar obrigatoriamente o seu CPF ou o Título de Eleitor, enquanto os demais membros do grupo familiar devem apresentar um dos seguintes documentos: Certidão de

Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Como fazer o Cadastro Único?

Como fazer o Cadastro Único?

No entanto, há exceções. No caso das famílias indígenas e quilombolas, o responsável pode apresentar os documentos citados acima, como também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena, o RG, a Carteira de Trabalho ou a Certidão de Nascimento. O responsável da família quilombola pode apresentar qualquer um dos seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento/Casamento.

Há também alguns outros documentos que podem tornar ainda mais fáceis a sua inscrição, como um comprovante de endereço, um comprovante de matrícula escolar das crianças de até 17 anos e também a Carteira de Trabalho.

Cadastro Único Online

Infelizmente o Cadastro Único não pode ser feito online, sendo necessário comparecer pessoalmente até o setor responsável pela inscrição. Em algumas regiões há ainda os postos de atendimento que ficam durante um determinado período nos bairros para efetuar o cadastramento das famílias.

Como fazer o Cadastro Único?

Como fazer o Cadastro Único?

Pela internet é possível apenas descobrir mais sobre esse procedimento, ver todos os documentos obrigatórios, tirar suas dúvidas e até acessar os programas sociais do governo.

Não se esqueça também de manter atualizado todos os seus dados prestados no CadÚnico, dessa forma sua família poderá ser selecionada a qualquer momento para um programa. Geralmente as famílias são chamadas para a atualização de dados em um período de dois anos, mas sempre que você quiser pode entrar em contato com o setor responsável para efetuar a atualização. Qualquer dúvida você pode ligar para 0800 707 2003.

 

Publicidade sugerida para você: