1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo de garantia

O FGTS é um direito de todo trabalhador brasileiro com carteira assinada e deve ser pago pelo empregador mensalmente, de modo a servir como um fundo em caso de demissão ou até mesmo como um recurso para o empregado contratar um financiamento ou empréstimo.

Atualmente o FGTS é muito usado na aquisição da casa própria. Se você não entende muito bem sobre esse benefício social, mas quer mudar a situação, veja a seguir como funciona o FGTS.

Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo de garantia

Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo de garantia

O que é o FGTS?

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – foi criado há muitos anos com o intuito de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. O FGTS consiste em contas vinculadas que são abertas na Caixa Econômica, no nome de cada trabalhador, onde o empregador efetua os depósitos mensais. Para cada emprego com carteira assinada e contrato de trabalho formal, há uma conta. Ou seja, caso você já tenha trabalhado nessa condição 10 vezes, há 10 contas vinculadas ao seu nome, uma cada para trabalho.

Se o trabalhador não retirar o dinheiro de sua conta FGTS até o prazo determinado, a conta se torna inativa e é impossível ter acesso a esse dinheiro.

Como funciona o FGTS?

Todo trabalhador com carteira assinada e contrato formal, regido pela CLT, tem direito a receber o FGTS. O mesmo é válido para trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais. A partir de 2015 o recolhimento também passou a ser de direito de todos os trabalhadores domésticos.

Todo mês o trabalhador deve pagar ao empregado, depositando na conta vinculada, o correspondente a 8% do salário bruto que o empregado recebe. No caso de trabalhador doméstico, o percentual é de 11,2%, sendo 8% para depósito mensal e os outros 3,2% para antecipação do recolhimento rescisório. Através do celular o empregado pode receber notificações de quando houver um novo depósito, assim pode garantir o patrão está cumprindo com sua obrigação.

Como faço para sacar o FGTS?

O FGTS pode ser sacado em uma série de situações, como, por exemplo: aposentadoria, compra da casa própria, demissão sem justa causa, morte do patrão e fechamento da empresa, ter 70 anos ou mais, morte do trabalhador, quando não há depósitos há mais de 3 anos, entre outras.

Nessas situações é possível sacar o FGTS diretamente em uma agência da Caixa Econômica, com alguns documentos em mãos. Os documentos necessários dependem da situação: se for no caso de demissão sem justa causa, o trabalhador deve apresentar o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho. Todas as informações estão no site da instituição financeira.

Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo de garantia

Como funciona o FGTS e como faço para sacar dinheiro do fundo de garantia

FGTS inativo

Recentemente o governo brasileiro liberou o saque das contas inativas do FGTS. Isso é: todas as contas vinculadas a você cujo dinheiro não foi sacado, podem ser consultadas atualmente e o dinheiro pode ser sacado. Você pode ir até uma agência da Caixa para verificar seu saldo de contas inativas e efetuar o saque de acordo com o calendário.

Como consulta o saldo do FGTS?

Com o Cartão Cidadão em mãos você pode consultar o extrato do FGTS nos caixas eletrônicos presentes nas agências do banco. Outra opção é diretamente no site da Caixa, mas nesse caso é preciso saber o seu número do NIS (PIS/PASEP).

 

Recomendados para você: