1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como funciona o Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida foi criado pelo governo federal com o intuito de beneficiar as famílias de baixa renda, mas atualmente ele é um programa para todas as famílias brasileiras que têm o sonho da casa própria. Criado há muitos anos, ele já entregou casas populares e possibilitou financiamentos habitacionais com condições especiais a muitas famílias, o que fez com que muita gente saísse do aluguel.

O Minha Casa Minha Vida continua sendo realizado todos os anos em todas as regiões brasileiras. Se você tem o desejo de participar, veja Minha Casa Minha Vida como funciona a seguir.

Minha casa minha vida como funciona?

O programa oferece a moradia própria às famílias brasileiras, mas só são beneficiadas aquelas que preenchem os requisitos. O principal deles é o de renda: para concorrer a uma casa popular a família deve ter uma renda de até R$1,8 mil por mês; caso a renda seja maior do que esse valor, mas não superior que R$9 mil, a família pode contratar um financiamento habitacional na CAIXA e adquirir a moradia de seus sonhos.

O diferencial do programa é que ele oferece taxas de juros e condições especiais para as famílias, que podem variar de acordo com a renda de cada uma. As parcelas do financiamento não podem ser maiores do que 30% da renda bruta familiar mensal, o que garante que a família não entrará em prejuízo.

Como funciona o programa minha casa minha vida 2018

Para participar as famílias devem preencher os requisitos mencionados anteriormente. Aquelas que querem concorrer às casas populares se inscrevem para participarem do sorteio, realizado pela CAIXA em parceria com a prefeitura local. Com esse sorteio é definido quais famílias serão beneficiadas; todas aquelas selecionadas recebem em sua casa uma carta convocando para assinatura do contrato.

Essas famílias também pagam as parcelas do financiamento, recebem descontos especiais e arcam com uma taxa de juros bem pequena. Quem quer contratar diretamente pelo banco e financiar a casa que quiser, consegue condições especiais até um determinado valor de renda, além da possibilidade de usar FGTS.

Inscrições Minha Casa Minha Vida 2018

As inscrições do Minha Casa Minha Vida 2018 ainda não foram divulgadas, pois não há uma data específica para que elas aconteçam. Cada município brasileiro abre as inscrições de acordo com sua disponibilidade e com a aprovação do governo para a criação de novas moradias habitacionais.

Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida. Imagem:diuvlgação

Elas acontecem diretamente na prefeitura ou no setor responsável pelo programa na cidade, duram algumas semanas e o responsável familiar é que deve ir ao local efetuar o cadastro. A CAIXA permite a contratação do financiamento habitacional durante o ano todo, portanto basta ir até uma agência com todos os seus documentos para contratar.

Minha casa minha vida boleto

Todas as famílias que participam do Minha Casa Minha Vida precisam emitir boletos mensais para efetuar o pagamento de suas parcelas. A CAIXA disponibiliza um portal na internet onde basta informar o CPF e pronto, você tem acesso a todos os boletos de sua família e pode emiti-los com facilidade. O pagamento dos boletos é fundamental para garantir o financiamento.

Regras minha casa minha vida 2018

O governo brasileiro anunciou algumas mudanças para o programa no próximo ano. Por exemplo, os conjuntos habitacionais poderão conter somente 2.000 apartamentos, sendo 500 em cada empreendimento.

Outra mudança significativa é que agora as cidades deverão enviar propostas de moradias em áreas próximas aos centros urbanos, de modo a facilitar o acesso a bancos, supermercados, hospitais, farmácias e outros locais.

Recomendados para você: