1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Funciona o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio trata-se de uma reformulação do sistema nacional de ensino educacional, no qual o aluno estudará de forma integral na escola cursando matérias base e optando estudar também somente matérias que mais lhe interessem.

A medida foi de reformulação do Ensino Médio foi implementada pela lei 13.415/2017 pelo  atual presidente da república Michel Temer, no qual dividirá o ensino médio em duas partes 60% em disciplinas base e 40% em disciplinas optativas em áreas que o aluno tenha interesse como matemática, linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino profissional.

Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

A lei 13.415/2017 também reformula a carga horária do novo ensino médio que passa de 800h para 1400h, e disciplinas como filosofia, educação física, sociologia e artes serão optativas para o aluno, ou seja, o aluno irá cursar as disciplinas se quiser, e cada estado fica responsável por disponibilizar estas disciplinas bem como montar a grade curricular de acordo com a demanda estadual.

Afinal o que é o Novo Ensino Médio?

O novo ensino médio é a reestruturação do ensino médio atual, onde o aluno hoje tem que cursas obrigatoriamente disciplinas como matemática, português, inglês, história, geografia, química, física e etc…

Com a reformulação o aluno terá de cursar matérias base, que são necessárias para o convívio em sociedade e optar por matérias que são especificas e relevantes para a carreira que queira seguir.

O aluno ainda poderá optar por realizar o ensino médio simultaneamente a um curso técnico profissionalizante de sua escolha, o que é uma ótima opção para sair na frente no mercado de trabalho.

Matérias Obrigatórias: Matemática, Inglês e Língua Portuguesa (Para aqueles que são indígenas ou vivem em comunidade indígena a língua mãe também será obrigatória).

Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Matérias optativas: Espanhol, química, física, ciências, história, geografia, artes, educação física, Biologia, sociologia e filosofia. Além do aluno ainda poder optar por cursos técnicos profissionalizantes durante o período do ensino médio.

O que Muda no Novo Ensino Médio?

São diversas as mudanças com o novo Ensino Médio, porem a principal delas é a flexibilização de estudos, no qual o aluno ira escolher as matérias que mais lhe agradem e cursar durante os três anos de ensino médio.

Outra mudança é que quase todas as instituições de ensino médio passarão a ser integrais, porem a própria instituição irá selecionar as matérias optativas que irá oferecer.

O novo ensino médio ainda possibilitará que o aluno opte por um curso técnico profissionalizante, no qual será cursado junto ao ensino médio, dentro da carga horária estabelecida.

Este processo de reestruturação ainda prevê mudanças no ENEM, já que este avalia o aluno diante de todas as disciplinas, e ainda prevê mudanças nas formas de ingressar em uma instituição de nível superior, já que o aluno ganhará créditos pelas disciplinas cursadas que poderão ser utilizados na área superior para eliminar matérias.

Estas alterações ainda deverão demorar para ser implementadas, pois o governo federal prevê mudanças de no máximo até 5 anos para toda a reestruturação.

Quais Matérias são Obrigatórias com o Novo Ensino Médio?

Somente as matérias de Português, Matemática e Inglês são obrigatórias durante os três anos de ensino médio, as outras 13 disciplinas que atualmente compõem a grade curricular serão optativas.

Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Novo Ensino Médio. (Imagem: Divulgação)

Quando Entra em Vigor o Novo Ensino Médio?

Não se sabe ao certo quando a lei n° 13.415/2017 entrará em vigor, pois para que sela seja implementada é necessário a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), portanto é primeiro necessário que a BNCC estabeleça as matérias bases para formação do aluno e depois encaminhe ao Conselho Nacional de Educação para que este regulamente e aprove segundo diretrizes do MEC.    

Recomendados para você: