1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como funciona o Prouni? Entenda aqui…

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal que existe há muitos anos. O seu foco é ofertar bolsas de estudo para que estudantes possam ingressar no ensino superior privado e se qualificarem para o mercado de trabalho.

Ao longo dos anos o Ministério da Educação foi aumentando o número de vagas liberadas e nos dias atuais o ProUni oferece centenas de oportunidades todos os anos, beneficiando jovens de todas as regiões brasileiras. Se você quer ser um desses jovens na próxima edição do ProUni, veja aqui como o programa funciona e todos os seus detalhes.

Como funciona o Prouni 2017?

O ProUni tem como objetivo disponibilizar bolsas de estudo integrais e parciais aos estudantes que tenham participado da última edição do ENEM.

Mas participar do exame não basta, para poder se inscrever o candidato tem que ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos, além de não poder ter zerado a redação.

Como funciona o Prouni?

Como funciona o Prouni? Imagem:divulgação

Se você está pensando que os requisitos são somente esses, está enganado: os requisitos em relação ao ENEM são obrigatórios a todos os candidatos, mas há outros em que o candidato deve preencher apenas um.

Se o candidato preencher todos os requisitos está apto a participar dos processos seletivos: são dois todos os anos, no início de cada semestre. Para se inscrever usa-se o número de inscrição e a senha do ENEM.

Prouni como se inscrever?

As inscrições para o ProUni acontecem online pelo site do programa. Quando as inscrições iniciarem o candidato deve acessar o portal e colocar as informações solicitadas (número de inscrição + senha do ENEM). Dentro do sistema o candidato poderá se inscrever para duas opções de curso.

A pesquisa pode ser feita pelo nome do curso, da instituição ou da cidade. Antes de selecionar a bolsa é fundamental conferir todos os detalhes, assim como escolher o tipo de bolsa e finalizar a inscrição. O mesmo procedimento deve ser feito para a inscrição na segunda opção.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 Inscrições – Prouni Vagas Remanescentes

O que é prouni e sisu?

O ProUni e SISU são dois programas do governo brasileiro que tem um objetivo em comum: facilitar o acesso ao ensino superior aos jovens estudantes de nosso país.

Como funciona o Prouni?

Como funciona o Prouni? Imagem:divulgação

Enquanto no ProUni você concorre a bolsas de estudo, no SISU você se inscreve para as vagas gratuitas no ensino superior de instituições públicas e federais.

O que é bolsa remanescente?

Bolsa remanescente nada mais é do que a bolsa que não foi preenchida no processo seletivo regular do ProUni. Após o resultado das chamadas regulares todos os que não foram selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera.

Aqueles que participarem da lista concorrerão às bolsas remanescentes se elas existirem, ou seja, caso alguma vaga não seja preenchida.

Acesse e saiba mais informações: Sisutec 2017 Expectativas e Inscrições

Requisitos Prouni

O ProUni possui alguns requisitos que devem ser seguidos por todos os candidatos interessados em participar. Como, por exemplo, o candidato deve ter realizado todo o ensino médio em uma escola pública, em escola privada ou bolsa integral ou metade do ensino médio em escola pública e a outra metade em escola privada com bolsa integral.

Prouni

Prouni. Imagem:divulgação

Para conseguir a bolsa também é preciso comprovar a renda: as bolsas integrais são concedidas a todos os candidatos que comprovarem uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa por mês. Candidatos com uma renda superior, mas não maior do que três salários mínimos por mês, recebem a bolsa integral.

Publicidade sugerida para você: