1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Ganhar Passe Livre Universitário. (Passo-a-passo)

Milhares de estudantes universitários dependem dos transportes públicos para que possam ir da escola para casa e vice-versa. Você imagina todos os dias ter que gastar determinada quantia com o ônibus ou, em muitos casos, com mais de um. O gasto no final do mês pode ser muito grande e tudo tende a piorar se o estudante é de baixa renda.

Como uma maneira de diminuir os gastos e beneficiar esses estudantes, o governo brasileiro criou o Passe Livre Universitário. Esse passe livre nada mais é do que um decreto que permite que o estudante de ensino superior use todos os transportes públicos sem precisar pagar nada. Atualmente, o Passe Livre Universitário pode ser encontrado principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Passe Livre Universitário Rio de Janeiro

Conseguir o passe livre exige que o estudante preencha todos os requisitos necessários, além de tomar conhecimento sobre o modo de uso do benefício. Para ter direito ao passe livre no Rio de Janeiro, por exemplo, o indivíduo deve ser estudante do ensino superior de cursos presenciais, tendo ganho uma bolsa do ProUni, sendo cotista do programa de cotas do Governo Federal ou do ProUni, ou ainda ter uma renda familiar mensal de até um salário mínimo.

O passe livre pode ser usado somente durante o ano letivo da faculdade, através do cartão do Bilhete Único Carioca. São permitidas até 4 viagens por dia e até 76 viagens por mês.

Passo a passo para solicitar Passe Livre Universitário RJ

Você deve acessar o site do RioCard que é a empresa responsável por emitir e gerenciar o Bilhete Único Carioca. Em seguida, clique em “Gratuidade” e na área de “Consultas” você deverá clicar em “Passe Livre Universitário”.

Clique em “Agendamento”. Em seguida você deverá escolher o seu tipo de aluno. Você pode ser bolsista, cotista ou possuir uma renda de até um salário mínimo. Defina na área de “Selecione seu tipo de estudante”. Irá aparecer uma caixa de confirmação, onde você deverá clicar em “Sim”. Logo depois você deverá informar o seu CPF e clicar em “Consultar”. A próxima etapa é clicar em “Cadastrar”, preencher todos os dados solicitados e clicar novamente em “Cadastrar”. Depois basta seguir as demais instruções do site para finalizar o seu cadastro.

Passe Livre Universitário em outras regiões do país

O Passe Livre Universitário está sendo implantado aos poucos em todas as regiões brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, são permitidas 48 viagens por mês de ônibus e 48 viagens de metrô e trem por mês. A solicitação também é feita pela internet, no site da SPTrans. Em São Paulo também são aceitos estudantes do ensino superior que estejam participando do FIES.

Se você mora em qualquer outro estado, deve buscar informações sobre o passe livre na Secretaria de Transportes da sua cidade ou do estado, para verificar se a iniciativa já existe na região. Se houver, poderá conferir as regras e requisitos, e obter informações para solicitar o benefício.

 

Recomendados para você: