1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3.237 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Como se cadastrar no CadUnico

Como se cadastrar no CadUnico

O Cadastro Único do Governo Federal é um banco de dados que foi instituído pelo Governo Federal, com o objetivo de ele conhecer mais sobre como vivem as famílias brasileiras mais carentes. É por meio do CadÚnico que o governo obtém informações sobre quais são as principais dificuldades que as famílias brasileiras enfrentam. Assim, o governo pode agir para a melhoria das condições de vida dos brasileiros.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Cadunico

No Cadastro Único há dados sobre renda,tipo de residência,escolaridade,idade,e outros. O cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança na situação familiar, por isso não deixe de atualizar o seu. Toda as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo mensal por pessoa; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda total mensalmente podem fazer o cadastro.

Cadunico 2017

O cadastro é importante para que as famílias sejam beneficiadas por programas governamentais como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Telefone Popular, entre outros. Porém, é importante ressaltar que o fato de estar cadastrada não garante automaticamente a entrada automática nestes programas.

Como se cadastrar no CadUnico

Para fazer a sua inscrição no Cadastro Único você deve buscar o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS ou a Prefeitura do seu município. Todo o cadastro é gratuito. A forma de cadastro pode ser feita também por meio de visitas as casas , pois dessa forma é possível verificar a real situação das famílias, tendo real poder de decisão sobre quais as famílias que realmente podem ser cadastradas. Nos postos de atendimento permanente e também itinerantes, também ocorre o cadastramento.

Cadunico 2017/2018

Todos os anos as famílias cadastradas no CadÚnico devem efetuar a atualização dos dados, ainda que as informações sejam as mesmas. A atualização cadastral é exigida para todas as famílias que desejam continuar participando do sistema e dos sorteios dos programas federais, como o Bolsa Família.

Famílias que não efetuarem a atualização são excluídas do sistema, portanto perdem a chance de participar de uma série de iniciativas. As prefeituras municipais e as secretarias de habitação são as responsáveis por repassar todas as informações referentes a atualização aos moradores, por isso fique de olho no site da prefeitura de sua cidade para não perder o prazo. Geralmente a atualização dos dados é realizada presencialmente pelo responsável familiar.

Cadastro único nis

Ao efetuar o cadastro da família no sistema do CadÚnico, cada membro passa a ter um Número de Integração Social, conhecido como NIS. Caso o membro já contribua para a Previdência Social ou já tenha trabalhado com carteira assinada, ele já possui um NIS.

O NIS serve para identificar cada cidadão brasileiro e suas respectivas informações. O NIS pode ser usado para acessar sistemas como o da CAIXA, onde é possível conferir e consultas os extratos do FGTS, seguro-desemprego e demais benefícios sociais e trabalhistas. Além disso, com o número do NIS sendo informado em qualquer formulário, o indivíduo pode confirmar se ele é de baixa renda e se merece a vaga/desconto/etc. O NIS também é chamado de NIT e, na maioria dos casos, o mesmo número do NIS é o número do PIS/PASEP.

Consultar cadunico pelo cpf

O Cadastro Único pode ser consultado por todos os membros do grupo familiar, a fim de corrigir alguma informação ou conferir se tudo está de acordo com a realidade e os requisitos do programa que deseja participar.

Para consultar usando o CPF, o membro deve ir até o setor de sua cidade responsável pelo cadastro com o documento em mãos. No local deve solicitar ao atendente a consulta, informando seu nome e fornecendo o documento.

Consulta cadastro único nis

O Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome criou um sistema na internet para a consulta do Cadastro Único. Nessa consulta qualquer membro da família pode conferir os dados informados e ver se há algum erro, para então ir corrigi-lo no setor responsável.

O sistema pode ser acessado no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/ e é preciso informar alguns dados.

Cadastro único bolsa família

O Cadastro Único é a principal exigência do programa Bolsa Família. Todas as famílias que desejam passar a receber o auxílio de renda devem se inscrever no CadÚnico, pois somente assim poderão participar dos sorteios mensais realizados pelo MDS.

 

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Quem coordena o Cadúnico e como é utilizado?

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é responsável pela coordenadoria do Cadúnico. O sistema, que funciona como uso fundamental nas seleções de beneficiários de programas sociais gerados pelo Governo Federal, como por exemplo  o Bolsa Família.

As informações registradas do Cadúnico são fundamentais para identificar quem deve ter atendimento prioritário, quais as famílias que necessitam de auxílio imediato para sair de situações de vulnerabilidade e outros casos graves.

Cadúnico cadastro

Agora você conhece o CadÚnico e pode se preparar para cadastrar a sua família nesse importante sistema que registra seus dados para lhe beneficiar de alguma forma específica, a depender de como você esteja e da sua situação financeira e social naquele momento.

 

Recomendados para você: