1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como se Inscrever no Sisutec

Você está tendo dificuldades para entrar no mercado de trabalho? O mercado está cada vez mais concorrido? Você não tem condições financeiras para investir em um curso profissionalizante? Fique tranquilo, nós temos uma dica valiosa para te dar!

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, também conhecido como Sisutec é um dos principais programas de incentivo aos estudos do país. O Sisutec foi criado pelo Governo Federal e é administrado pelo Ministério da Educação.

Para aqueles que não sabem como este programa funciona, o Sisutec oferece cursos técnicos em entidades de ensino públicas, estaduais e federais. Veja a seguir como realizar a sua inscrição no programa. Fique por dentro também do Sisutec inscrição 2017, Sisutec requisitos e Sisutec documentos.

Como se inscrever no Sisutec. (Imagem: Divulgação)

Como se inscrever no Sisutec. (Imagem: Divulgação)

Como se Inscrever no Sisutec?

O processo de inscrição é bastante simples e todas as etapas são realizadas online. Para realizar a sua inscrição o candidato precisa acessar o site oficial do programa. É necessário que o mesmo esteja com um comprovante de residência, carteira de identidade, CPF e os dados do ENEM (número de inscrição, pontuação e senha do portal do aluno).

Depois disso, é só escolher uma das ofertas e finalizar a sua inscrição. Para isso, é necessário apenas ir preenchendo as lacunas conforme o que for pedido.

Sisutec Inscrição 2017

Para este ano, as inscrições para a segunda edição do Sisutec 2017 já foram encerradas. Os interessados em conseguir uma vaga em um curso profissionalizante precisará esperar até o ano que vem.

Como o encerramento do último processo seletivo ainda é muito recente, nenhuma informação sobre quanto vão abrir as inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2018. No entanto, a partir do final de janeiro, os interessados em conseguir uma vaga no programa já precisam ficar atentos.

Como se inscrever no Sisutec. (Imagem: Divulgação)

Como se inscrever no Sisutec. (Imagem: Divulgação)

O período de inscrição é bastante curto, dura apenas alguns dias, menos de uma semana. Quem perder o período de inscrições precisará esperar até a próxima edição do programa, que ocorre somente em julho.

Sisutec Requisitos

O processo seletivo do Sisutec ocorre duas vezes por ano. Ou seja, o programa seleciona novos alunos tanto para o primeiro, como para o segundo semestre letivo. Antes de realizar a sua inscrição, é necessário verificar se você preenche todos os pré-requisitos para participar do Sisutec.

Para participar deste programa é necessário se enquadrar na categoria financeira como pessoa ou pertencente de família de baixa renda. Além disso, os interessados devem ter realizado o Exame Nacional de Ensino Médio do ano anterior, afinal é através da nota do ENEM que o sistema faz a seleção do beneficiados.

No entanto, apenas ter participado do ENEM não é o suficiente. Os candidatos interessados em se inscrever no Sisutec precisam ter obtido nota superior a zero na redação do ENEM.

É importante que você preste muita atenção se preenche todos os requisitos, pois para receber o benefício o candidato selecionado precisará comprovar que se enquadra no perfil de candidatos do programa. Qualquer informação que esteja equivocada, pode gerar na desclassificação do candidato.

Essa etapa é conhecida como comprovação de dados e é o próximo passo para aqueles candidatos que forem selecionados pelo programa. Essa comprovação dos dados é feita junto a um setor específico da instituição de ensino.

Como se inscrever no Sisutec. (Imagem: Divulgação)

Como se inscrever no Sisutec. (Imagem: Divulgação)

Sisutec Documentos

A comprovação dos dados é realizada através da apresentação de alguns documentos. Para conferir a lista de documentos que devem ser apresentados completa, acesse o portal oficial do Sisutec agora mesmo.

Além disso, quando um candidato é selecionado, normalmente, a própria instituição de ensino enviado um e-mail informando como vai funcionar os próximos passos e encaminha junto a lista de documentos para comprovação dos dados.

Recomendados para você: