1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como Será o Novo Ensino Médio

O novo ensino médio tem sido falado há mais de um ano, trazendo muitas expectativas dúvidas para a vida dos estudantes. Com tantas informações divergentes e propostas que são alteradas, se torna um pouco difícil saber os detalhes principais, como quando tudo entrará em vigor e quais serão as principais mudanças.

Agora que a proposta já foi aprovada e as mudanças foram definidas, fica um pouco mais fácil falar sobre o assunto. Veja a seguir como será o novo ensino médio e quando ele entrará em vigor.

O que é o Novo Ensino Médio?

O novo ensino médio se tornou lei no início do ano, quando Michel temer sancionou a Medida Provisória 746/16 e criou a Lei 13415/17 que prevê a flexibilidade da grade curricular do novo ensino médio, promovendo a educação profissional e integral com apoio financeiro do governo federal.

Novo ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Novo ensino médio. (Imagem: Divulgação)

A nova lei divide todas as disciplinas em cinco áreas de conhecimento e prevê a implantação do período integral tanto em escolas públicas quanto privadas. Algumas escolas já podem iniciar gradativamente a aumentar o período das aulas, ainda que o restante das mudanças demore um pouco mais a serem aplicadas. O novo ensino médio é um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade do ensino brasileiro, beneficiando os jovens estudantes e oferecendo-lhes uma capacitação profissional para que tenham mais espaço no mercado de trabalho antes mesmo de iniciarem uma faculdade.

Lei do Novo Ensino Médio

A nova lei ainda prevê que o currículo do ensino médio será totalmente composto pela Base Nacional Comum Curricular e já no início do ano os estudantes poderão escolher uma área na qual desejam aprofundar seus conhecimentos. A Base Nacional Comum Curricular ainda está sendo elaborada pelo governo federal e a previsão é que seja homologada ainda em 2017.

Após a publicação da BNCC, as escolas de todo o país terão um ano para criar o cronograma de implantação das novas mudanças. A lei do novo ensino médio demorou um pouco, mas já está funcionando. Isso não significa, entretanto, que as regras já estão valendo. Como é preciso realizar uma série de atividades ainda, somente o tempo integral já pode começar a ser praticado pelas escolas.

Novo ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Novo ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Como Será o Novo Ensino Médio

A Lei do Ensino Médio prevê uma série de mudanças, sendo que algumas delas ganham maior destaque. Por exemplo, somente as disciplinas de Matemática, Português, Inglês, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física serão obrigatórias. Fora que agora o governo federal prestará apoio financeiro às escolas durante dez anos, para que possam implantar o tempo integral.

Outa mudança importante é que agora, no início do curso todos os alunos poderão escolher a área que desejam estudar mais (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e Formação Técnica e Profissional). Também há mudanças relacionadas à carga horária: em 5 anos a carga horária do ensino médio deverá ser de 1.000 horas anuais, representando 5 horas por dia; além disso, ela deve ser progressivamente ampliada para 1.400 horas anuais.

Quando Entra em Vigor o Novo Ensino Médio

Os estados brasileiros e as escolas preveem que as reformas do novo ensino médio devem entrar em vigor somente em 2020, mas não em todas as escolas. Tudo isso por causa da BCNN que ainda não está pronta.

Novo ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Novo ensino médio. (Imagem: Divulgação)

Mesmo após ser definida e finalizada, os estados e escolas terão que realizar algumas definições e várias ações, fazendo com que a implantação possa começar a ocorrer somente em 2020. A grande expectativa é que todas as escolas brasileiras atuem sob as novas mudanças até 2021. Acompanhe mais novidades em breve.

Recomendados para você: