1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Condições de Financiamento do Fies

Condições de Financiamento do Fies

Um dos programas educacionais que mais tem beneficiado alunos desde sua criação é o Fies, esse ano a edição fies 2015 deu alguns problemas no começo do ano, mas já foram solucionados e para o 2º semestre a expectativa é bem maior e melhor, então se você deseja se inscrever para o Fies confira aqui como funciona, o que é, quem pode e quem não pode participar, condições de financiamento e muito mais, veja e fique por dentro de tudo sobre o Fies 2015.

Fies – O que é isso?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação, o objetivo do Fies é financiar os cursos de graduação de educação superior dos alunos que estão matriculados em instituições de ensino particular.

Fies (Imagem: Divulgação)

Fies (Imagem: Divulgação)

Os estudantes beneficiados começam a pagar o valor total do curso apenas depois de ter se formado, dessa forma é possível se estabelecer financeiramente para conseguir pagar o valor total depois, é possível conseguir bolsas de estudo de 50%, 75% e 100% dependendo do valor da renda familiar mensal do estudante.

Fies – Condições de financiamento

O funcionamento do Fies é bastante simples e fácil de entender, durante o período do curso o estudante beneficiado deverá pagar o valor de R$50,00 a cada três meses, esse valor é referente aos juros incidentes sobre o financiamento.
Com o término do curso o estudante ainda terá um período de 18 meses de carência para se estabelecer financeiramente, durante esses 18 meses ainda será necessário pagar o valor de R$50,00 a cada três meses.

Após esse período de 18 meses o estudante poderá parcelar o valor do curso em até 3 vezes o período financiado do curso mais 12 meses, então vamos supor que você financie um curso de 4 anos, após o período de carência o saldo devedor poderá ser dividido em até 13 anos, (3 x 4 + 12 meses).

Fies – Quem pode participar?

Pode participar do Fies os estudantes que estão matriculados nos cursos presenciais de graduação com avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), as instituições particulares devem participar do Fies e atender a exigências do programa, além disso é preciso que o estudante tenha realizado a prova do Enem em 2010 ou posteriormente.

Com o Fies Dá (Imagem: Divulgação)

Com o Fies Dá (Imagem: Divulgação)

Não pode pedir o Fies o aluno que:
• Esteja, no momento da inscrição, em situação de trancamento das disciplinas.
• Que já tenha sido beneficiado com o FIES
• Que esteja inadimplente no Programa de Crédito Educativo
• Que a renda familiar mensal ultrapasse o valor de 20 salários mínimos

Mas é importante frisar que o Ministro da Educação declarou recentemente que para o 2º semestre o valor máximo da renda familiar mensal será menor, mas ainda não foi divulgado qual será o valor, confira o site do Fies que é feita a inscrição, assim quando forem divulgadas as novas datas você já conhecerá mais o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html.