1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Confira 5 benefícios do programa estudantil Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) financia o pagamento das mensalidades de estudantes universitários que estudam em instituições privadas de ensino superior. Essas devem ter recebido avaliação positiva realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior- SINAES. É preciso ter uma renda de no máximo 20 salários mínimos para poder pleitear um empréstimo pelo Fies. Os candidatos que conseguem podem usufruir dos benefícios de ter as mensalidades pagas por esse programa do governo.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

1° benefício do Fies para o estudante: porcentagem de custeio

O Fies custeio de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas de ensino superior, dependendo da renda do estudante. Para estudantes com renda familiar de até 10 salários mínimos, o fundo pode financiar até 100% quando do comprometimento dos rendimentos da família com as mensalidades for igual ou superior a 60%. Ele também pode financiar de 75% a 50% dos encargos educacionais, dependo do comprometimento da renda familiar.

2° benefício do financiamento estudantil: taxa de juros

Comparado a outros financiamentos estudantis que são oferecidos por instituições financeiras existentes no mercado, o Fies possui a menor taxa efetiva de juros, sendo somente de 3,4% ao ano para todos os cursos. Isso permite que após a conclusão do curso os estudantes possa pagar o empréstimo de maneira mais fácil e com um valor mais acessível, já que o valor liberado também é compatível com a renda da família.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

3° benefício do Fies: a sua forma de pagamento

Os alunos que solicitarem o financiamento têm uma carência de 18 meses para começar a pagar o saldo devedor em até quatro anos. Antes disso, durante o curso, ele deve arcar com o pagamento trimestral de até R$ 50,00, referente aos juros do financiamento. Depois, com o término do curso e encerrado o período de carência, o aluno deverá pagar o saldo devedor com o boleto da Caixa, parcelado em até três vezes o tempo de duração do curso, mais 12 meses.

4° benefício do Fies: liberação de crédito para estudantes do Prouni

Estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem utilizar o Fies. O Prouni oferta bolsas integrais e parciais em faculdades, instituições de ensino e universidades particulares. Aqueles estudantes do Prouni que não conseguiram a bolsa integral podem solicitar o Fies para o pagamento da mensalidade restante.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

5° benefício do Fies: utilização do Enem

Os estudantes interessados em solicitar o Fies só precisam ter a última nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem,) com pontuação acima de 450 e com nota acima de zero na redação. Depois, basta respeitar os critérios de renda e entrar no site do sistema do Fies para solicitar o financiamento. Todo o processo de inscrição é feito pela Internet, o que facilita a vida do estudante.

Recomendados para você: