1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Conheça o Calendário Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é bastante conhecido por ser o principal meio de acesso de muitos estudantes para o ensino superior em instituições públicas. O exame passará por algumas mudanças em 2017. Se você realizará a prova neste ano, fique ligado nas mudanças, como funcionará e como ter acesso aos seus dados e nota.

Calendário do Enem 2017

As inscrições para o Enem começaram hoje e vão até o dia 19 de maio de 2017. Para se inscrever, é necessário acessar o portal do exame nas datas disponibilizadas, inserir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identidade. Além de outros dados e uma senha, você deverá selecionar o local em que quer fazer a prova.

As inscrições para o Enem vão até o dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Enem vão até o dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

Toda inscrição possui taxas e em 2017 o Enem passará a custar R$ 82 reais, pago a partir de boleto. Vale lembrar que alguns estudantes têm direito a isenção de taxa, mediante apresentação de documentos e comprovantes. Neste ano, a prova acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.

Como o Enem vai Funcionar?

Em 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio passará por algumas transformações. Em vez de acontecer em um único final de semana, a prova acontecerá em dois domingos seguidos, ou seja, 5 e 12 de novembro de 2017. A justificativa para as novas datas é de que a prova se tornava muito cansativa e o intervalo ajudará o aluno a descansar e até a revisar a matéria que deve cair durante a avaliação.

Nota do Enem 2017

Quem fizer o Enem 2017, poderá conferir o gabarito na quarta-feira seguinte a realização de cada prova, o que significa que ele estará disponível no dia 8 e 15 de novembro de 2017. Já as notas oficiais do Enem deve sair em janeiro do próximo ano como sempre acontece, mais precisamente no dia 19 de janeiro de 2018.

Em 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio passará por algumas transformações. (Imagem: Divulgação)

Em 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio passará por algumas transformações. (Imagem: Divulgação)

Data do Resultado do Enem 2017

Assim que as notas do Enem forem divulgadas, você poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através da página oficial do Ministério da Educação (MEC) para concorrer a uma vaga em uma instituição de Ensino Superior público ou federal.

As datas oficiais do Sisu para 2018, usada com a nota no Enem 2017, ainda não foram divulgadas, mas elas costumam acontecer um pouco depois que as notas são liberadas. Lembrando que você pode se inscrever em duas instituições diferentes para as vagas de ampla concorrência ou de cotas.

Edital e Página do Participante do Enem 2017

No início de abril, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizaram o edital oficial do Enem 2017. Com 10 páginas, você pode conferir todas as informações principais, como se inscrever, quem pode se inscrever e quem tem direito a isenção de taxa.

Além disso, você também pode acessar a página do participante para fazer a inscrição a partir do dia  8 de maio de 2017. Ao clicar, você poderá ser direcionado para orientações ou para a própria página: basta informar CPF, senha, a figura de segurança e se inscrever.

No início de abril, MEC e o INEP disponibilizaram o edital oficial do Enem 2017. (Imagem: Divulgação)

No início de abril, MEC e o INEP disponibilizaram o edital oficial do Enem 2017. (Imagem: Divulgação)

Outras Edições do Enem

O Enem 2016 e as notas já foram disponibilizadas no início do ano e você também pode conferir através da página do participante. As informações sobre o Enem 2018 ainda não foram divulgadas.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma excelente oportunidade para aqueles que querem entrar no ensino público superior. Para mais informações e quaisquer dúvidas, acesse o site oficial e não deixe de acompanhar todas as notícias para não perder nenhuma data.

Publicidade sugerida para você: