1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Consulta Nota Fiscal Eletrônica – Portal da NFE

As notas fiscais eletrônicas dominaram os estabelecimentos de nosso país, tornando tudo muito mais intuitivo, rápido e tecnológico. A maioria das empresas, lojas e estabelecimentos atualmente estão emitindo apenas notas fiscais eletrônicas, fora os microempreendedores individuais – MEI – que estão cada vez mais adaptados a essa tecnologia.

Para promover a emissão das NF-e, como são chamadas, o governo brasileiro criou programas como a Nota Fiscal Paulista e a Nota Fiscal Gaúcha, onde ao inserir o CPF de cada indivíduo na nota fiscal de sua compra, ele pode receber de volta parte do valor gasto nos impostos. A seguir veja como consultar a nota fiscal eletrônica e muito mais.

Portal da NFE. (Imagem: Divulgação)

Portal da NFE. (Imagem: Divulgação)

Portal da NFE

A Nota Fiscal Eletrônica possui um portal na internet recheado de informações e serviços. É possível conferir as estatísticas da NF-e (quantidade de emissores e de notas fiscais autorizadas), além de acessar portais estaduais e secretarias da Fazenda, realizar consultas de diferentes tipos, acessar informes, acessar os serviços em contingência e muito mais.

Há também uma área destinada a downloads no portal, onde os cidadãos podem obter o Visualizador de DF-e, Assinador, Emissor DF-e, e Manifestador de DF-e.

Consulta Nota Fiscal Eletrônica

A consulta de notas fiscais eletrônicas é o principal serviço encontrado no portal. É possível consultar a NF-e Completa ou consultar o Resumo da NF-e, além de também estar à disposição dos cidadãos outras consultas.

Para efetuar a consulta de nota fiscal eletrônica, acesse o portal e selecionar “Consultar NF-e Completa”. Na página seguinte o cidadão terá que informar a chave de acesso da NF-e que está presente no Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, o DANFE. Ao todo são 44 dígitos. Para completar, informe que você não é um robô e clique em “Continuar”. Na página seguinte você terá acesso a informações completas relacionadas a sua nota fiscal eletrônica.

Portal da NFE. (Imagem: Divulgação)

Portal da NFE. (Imagem: Divulgação)

Como Emitir Nota Fiscal?

Para que você possa começar a emitir notas fiscais é preciso ter uma empresa. Se ela não for grande e você for o único gerenciador, você pode se tornar um MEI – Microempreendedor Individual. Para emitir as notas fiscais eletrônicas, depois que você se formalizar deve ir até a Secretaria da Fazenda do seu estado e solicitar uma autorização.

Com essa autorização, o MEI começa a pagar as mesmas taxas mensais do que outros empresários que emitem notas fiscais.

Nota Fiscal Eletrônica SP

A Nota Fiscal Paulista é um programa onde os cidadãos se cadastram e devem inserir o CPF em cada nota fiscal de suas compras. Depois, no início de cada mês, eles recebem de volta um percentual de todos os impostos pagos. O cadastro dos cidadãos, a consulta do saldo e a transferência para a conta bancária pode ser feito diretamente pelo site.

Portal da NFE. (Imagem: Divulgação)

Portal da NFE. (Imagem: Divulgação)

Consulta NFE MG

Em Minas Gerais os cidadãos devem acessar o site para efetuar consultas. É possível consultar por chave de acesso ou por inutilização. Funciona da mesma forma como a consulta mencionada anteriormente, mas na consulta por inutilização o cidadão informe o CNPJ e o ano referente.

Recomendados para você: