1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Dataprev INSS

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – é um órgão vinculado à Previdência Social que trabalha para efetuar os pagamentos dos benefícios aos cidadãos brasileiros aposentados ou que solicitaram algum tipo de auxílio, assim como também é responsável por receber todas as contribuições realizadas mensalmente. Para conseguir atender a população da melhor maneira possível, a Previdência Social disponibiliza uma série de seus serviços pela internet, por meio da empresa Dataprev.

A seguir você confere como realizar alguns desses serviços sem sair de casa.

 Dataprev INSS

Dataprev INSS

Extrato Dataprev

A Previdência Social possui um extrato de pagamentos que possui informações sobre o beneficiário, o valor do seu benefício e as datas dos pagamentos. Cada beneficiário possui um extrato. Poucos sabem para que ele serve ou sua importância, e é exatamente isso que explicamos agora. O extrato de pagamentos da Previdência Social, que pode ser emitido pelo site da Dataprev, é fundamental para comprovar a renda do beneficiário, já que este é aposentado e não possui carteira de trabalho assinada.

Ele pode ser emitido sempre que o beneficiário precisar comprovar sua renda.

Extrato INSS Dataprev

O extrato pode ser obtido pela internet, sem nenhuma necessidade de ir até uma agência. Basta acessar a página https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml e informar os dados: número do benefício, data de nascimento do beneficiário, nome e CPF. Para visualizar o extrato é preciso informar o código da imagem. Se desejar, poderá imprimir o seu extrato.

Consulta pagamento INSS

A consulta ao extrato de pagamento pode ser feita de forma gratuita pela internet, conforme o passo a passo que passamos anteriormente. Você não precisa fazê-la somente quando precisar comprovar sua renda, mas sim mensalmente, para ver se as informações estão compatíveis.

Consulta extrato INSS pessoa física

Esse tipo de consulta é destinado à pessoas físicas. Há outro tipo de consulta disponível para pessoa física, mas nessa o cidadão obtém informações sobre o seu trabalho, como nome do chefe, período em que está trabalhando, salário e demais detalhes. Se chama Extrato de Vínculos e Contribuições à Previdência Social e, portanto, serve para comprovar que o cidadão está trabalhando e contribuindo conforme manda a lei.

Consulta benefício INSS pelo CPF

A consulta de benefício é mais um serviço que pode ser realizado por intermédio da Dataprev. Ela deve ser feita por todas as pessoas que solicitaram um benefício, seja aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença ou qualquer outro. Basta acessar o site https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/consit/consitInicio.xhtml, informar o número do benefício, data de nascimento, nome e CPF do beneficiário.

 Dataprev INSS

Dataprev INSS

Como saber o dia de receber o benefício do INSS

Após ter o seu benefício liberado você deverá acompanhar o calendário da Previdência Social para descobrir quando irá receber o benefício. Todos os anos a Previdência divulga um calendário novo, contendo os dias exatos em que os depósitos ocorreram nas contas dos beneficiários, de acordo com os números finais do benefício.

O calendário pode ser consultado no site da Previdência – http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2016/11/tabela-nova.png – ou em qualquer agência bancária. Caso o seu benefício seja pago em um dia específico, isso lhe será informado.

Recomendados para você: