1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Enem 2018 Será Realizado em Dois Domingos

Algumas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram bem-vindas e até solicitadas pelos estudantes. Uma dessas alterações foi a questão da aplicação da prova do Enem, que antes era algo que acontecia de modo consecutivo, em um sábado e no domingo seguinte.

Muitos estudantes reclamavam que o seu desempenho era comprometido depois de tantas horas esperando, pois chegavam para fazer o Enem é necessário concentração e precisa estar descansado para isso acontecer da melhor forma.

A edição do Enem neste ano terá várias alterações. (Imagem: Divulgação)

A edição do Enem neste ano terá várias alterações. (Imagem: Divulgação)

Enem 2018 Será Realizado em Dois Domingos

No entanto, depois de muitas reclamações sobre a questão da prova acontecer simultaneamente em um sábado e domingo, o Enem deste ano será realizado em dois domingos consecutivos.

Agora as provas do Enem acontecerão entre os dias 5 e 12 de novembro, e não serão mais executadas em um único fim de semana, como vem acontecendo desde quando o Enem começou a ter testes aplicados em duas etapas.

As alterações no esquema de aplicação de prova que fez com que o Enem 2018 seja realizado em dois domingos foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente.

Enem 2018  – Inscrições

As inscrições para o Enem estarão abertas entre os dias 8 a 19 de maio. Para se inscrever é necessário que o estudante acesse o site.

As provas do Enem acontecerão entre os dias 5 e 12 de novembro. (Imagem: Divulgação)

As provas do Enem acontecerão entre os dias 5 e 12 de novembro. (Imagem: Divulgação)

Os candidatos que se inscreverem no Enem 2018 vão ter que pagar uma taxa de inscrição mais cara nesse ano. O Ministério da Educação acertou que a taxa será de R$ 82,00 e para pedir isenção a pessoa precisa ter estudado em escola público o Ensino Médio todo ou ter sido bolsista integral em alguma escola particular.

Se a pessoa solicitou a isenção e depois não compareceu no teste em 2017 perdeu o direito de solicitar a isenção novamente para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018. Quem conquistar a isenção em 2018 e não for fazer a prova será bloqueado no processo de isenção de 2019.

Somente faltas justificadas e com justificativa aceita pelo MEC darão o direito do estudante tentar a isenção novamente no ano seguinte a falta.

Divisão de Provas do Enem em Dois Domingos

A prova do Enem serão dividas da seguinte forma:

No primeiro domingo de aplicação de teste, os candidatos vão realizar as provas de ciências humanas, linguagens e redação. Já na segunda etapa, que acontece no segundo domingo,  segundo, as provas aplicadas para os estudantes serão de matemática e ciências da natureza.

Os candidatos que se inscreverem no Enem 2017 vão ter que pagar uma taxa de inscrição mais cara nesse ano. (Imagem: Divulgação)

Os candidatos que se inscreverem no Enem 2017 vão ter que pagar uma taxa de inscrição mais cara nesse ano. (Imagem: Divulgação)

Até 2016 o Enem acontecia em um sábado e um domingo, tomando todo o final de semana do candidato. Esse formato era muito criticado por profissional da educação, pois havia um desgaste muito grande emocional, psicológico e mental do estudante, afetando em muitos casos o desempenho.

Quantas Horas Você Tem Para Fazer o Enem?

Seguindo essas novas diretrizes para aplicação da prova do Enem no primeiro domingo os estudantes terão 5 horas e meia de prova e, no segundo, 4 horas e meia. A redação continuará sendo aplicada no dia com mais tempo de prova.

Recomendados para você: