1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

ENEM 2018 – Como se Inscrever?

Poucos dias atrás foram divulgadas as tão esperadas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E junto com elas, o Ministério da Educação brasileiro (MEC) aproveitou para liberar o cronograma oficial para a versão 2018 da prova para que os estudantes e candidatos já possam irem se organizando.

Então, se você está no terceiro ano do Ensino Médio e vai fazer o Exame agora em 2018 ou pretende entrar em alguma curso da graduação através do Enem no próximo ano, não deixe de se informar sobre as principais datas da prova enquanto aguarda o edital na íntegra. Confira abaixo.

ENEM 2018

As mudanças que ocorreram no Exame Nacional do Ensino Médio em 2017 continuam valendo para 2018. Caso você não saiba quais foram elas, fique atento porque agora a prova acontece em dois domingos diferentes, ao contrário dos anos anteriores em que a prova era aplicada em um final de semana. Além disso, a redação passa a ser aplicada no primeiro domingo de prova.

ENEM

ENEM

Outras mudanças que aconteceram no ano passado e que continuam para este ano são: o ENEM não pode mais ser utilizado como certificação para o Ensino Médio, uma vez que existe uma prova própria para isso; a prova vem com seu nome e é possível fazer solicitação de tempo extra no ato da inscrição (verifique quais casos podem solicitar); declaração impressa de comparecimento em caso de falta no trabalho; videoprova em libras.

Já a prova continua do jeitinho que já conhecemos o Exame Nacional do Ensino Médio. São quatro provas objetivas com 45 questões cada de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Já a redação continua dissertativa-argumentativa com, no máximo, trinta linhas.

Datas ENEM 2018

O Ministério da Educação já liberou todas as datas oficiais do Enem 2018. O edital contento todas as regras bem explicadas e detalhadas será disponibilizado no dia 21 de março e as provas devem ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Fique ligado: normalmente, as datas não costumam mudar, mas, caso isso ocorra, o próprio site do exame e do MEC devem passar o aviso. Porém, as datas disponibilizadas já são oficiais.

Inscrições ENEM 2018

Já as inscrições para o ENEM 2018 devem ocorrer entre os dias 7 e 18 de maio. Como em todos os anos, fica disponibilizado neste período de tempo o site para você se inscrever. Caso você deixe de fazer a sua inscrição entre as datas disponibilizadas, infelizmente, terá que esperar o próximo ano para fazer o Exame.

Resultado ENEM 2018

Apesar de já ter liberado as datas principais do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, o MEC ainda não informou quando o resultado deve sair. Vale lembrar que o ENEM do ano passado aconteceu, mais ou menos, na mesma época, e o resultado foi divulgado no meio de janeiro. O que se espera é que o mesmo ocorra em janeiro de 2019.

ENEM 2016 Inscrições e vagas. (Foto: Divulgação)

Como se Inscrever ENEM 2018

Para se inscrever no ENEM 2018, você deve esperar a abertura das inscrições, que ocorrerá em maio. Quando a data chegar, basta acessar o site https://enem.inep.gov.br e seguir as instruções. Se já tiver realizado outras provas, adicione os dados de login e faça a sua inscrição. Se for a primeira vez, deverá inserir os dados pessoais e de escolaridade para se inscrever. Depois, é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 85 reais, exceto aqueles que podem pedir isenção.

Não perca tempo e já marque na agenda as datas do Enem 2018. Se tiver alguma dúvida, é só acessar o site acima e procurar a informação que você precisa!

Recomendados para você: