1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Enem Não Poderá Mais ser Usado como Certificação do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, passará por diversas mudanças em 2017. Além do valor da taxa de inscrição, a forma de aplicação da prova e sua utilidade também se apresentarão de formas diferentes neste ano. Se você tem interesse em se inscrever e realizar a prova neste novo formato, confira as principais modificações e datas oficias de inscrição, aplicação e resultado.

Inscrições e Data do Enem 2017

As inscrições para o Enem começaram na segunda-feira, dia 8 de maio de 2017, e vão até a sexta-feira, dia 19 de maio de 2017. Todos os interessados devem acessar a página oficial do Ministério da Educação (MEC), informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros dados exigidos pelo exame. Aqueles que já possuírem cadastro, apenas precisarão informar o documento, a senha já cadastrada anteriormente e o código de segurança que for pedido no momento do acesso.

O Enem passará por diversas mudanças em 2017. (Imagem: Divulgação)

O Enem passará por diversas mudanças em 2017. (Imagem: Divulgação)

Já a aplicação da prova não acontecerá mais em um final de semana. Agora, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em dois domingos consecutivos, sendo que a data oficial para 2017 ficou para os dias 5 e 12 de novembro. A mudança ocorreu com a justificativa de que o exame era algo muito cansativo para os candidatos, então, terá uma pausa de uma semana entre uma prova e outra dando a oportunidade de até revistar a matéria A tão esperada redação, portanto, deve ser aplicada no primeiro domingo.

As inscrições para o Enem começaram na segunda-feira (8) e vão até a sexta-feira, dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

As inscrições para o Enem começaram na segunda-feira (8) e vão até a sexta-feira, dia 19 de maio de 2017. (Imagem: Divulgação)

Taxa do Enem 2017

A taxa de inscrição do Enem 2017 também sofrerá alteração. Em todos os anos, o valor era um pouco mais de R$ 30 reais, mas começou a mudar a partir de 2015 e chegou ao valor de R$ 82 reais, que deve ser pago via boleto, gerado automaticamente ao final da inscrição. Existe uma data limite para que a taxa seja paga e o candidato só poderá realizar as duas provas do Enem caso efetue este pagamento até a data estipulada.

Vale lembrar que algumas pessoas têm o direito de solicitar a isenção da taxa, que deve ser feito no ato da inscrição. Estudantes de escola pública, aqueles que se completaram o Ensino Médio em na rede pública ou com bolsa integral na rede privada, por exemplo, podem ser beneficiados com a isenção.

Resultado Enem 2017

O candidato poderá verificar o gabarito oficial da prova do Enem na quarta-feira seguinte a realização do exame. Para 2017, as datas de divulgação ficaram para os dias 8 e 15 de novembro de 2017. Já o resultado oficial será divulgado no início de 2018, com data marcada para o dia 19 de janeiro. Depois disso, os candidatos poderão se inscrever para as Universidades públicas que utilizam a nota do Enem como vestibular através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O candidato poderá verificar o gabarito oficial da prova do Enem na quarta-feira seguinte a realização do exame. (Imagem: Divulgação)

O candidato poderá verificar o gabarito oficial da prova do Enem na quarta-feira seguinte a realização do exame. (Imagem: Divulgação)

Enem 2017 Não Poderá ser Usado como Certificação do Ensino Médio – Entenda!

Além de todas essas mudanças, o Enem também deixará de ser usado como certificação do Ensino Médio, como vinha sendo feito até então. A partir deste ano, os estudantes utilizarão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). De acordo com a presidente Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Enem não é preparado com o intuito de fazer esse tipo de avaliação.

Se você irá se inscrever para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio, não deixe de ler todo o edital para que não fique nenhuma dúvida antes. Você também pode obter mais informações através da página oficial do Ministério da Educação. Lembrando que qualquer mudança é sempre avisada pelo próprio MEC.

Publicidade sugerida para você: