FIES – Crédito Estudantil

Fies e educa mais Brasil

Um dos assuntos mais falados ultimamente no Brasil é sobre o isso porque muitos alunos tiveram alguns problemas na hora de conseguir contratar o financiamento e isso aconteceu devido a algumas mudanças nas regras do Fies, com essas mudanças todo o site teve que ser reformulado e por isso ficou fora do ar por um bom tempo, prejudicando muitos alunos que tentavam acessar o portal para fazer a inscrição, confira aqui todas as novidades a respeito do FIES e saiba como dar um jeito nessa situação complicada.

FIES 2015 – Prazo prorrogado

O problema no portal do fies foi resolvido, porém o prazo para novas contratações acabou dia 30 de abril e muitos estudantes não conseguiram fazer a inscrição e agora não sabem como vai arcar com todos os custos de um curso superior, a justiça declarou que o fies deveria prolongar o prazo, mas de acordo com o MEC o valor de financiamento já foi atingido e eles não podem mais arcar com novas inscrições.

No caso dos alunos que precisam apenas fazer a renovação do contrato o prazo foi prorrogado até o dia 29 de maio, então se você precisa fazer a renovação não perca mais tempo, o prazo já está acabando e provavelmente não será prorrogado novamente.

FIES 2015 – Novas regras

As novas regras para o FIES 2015 pegaram muitos estudantes de surpresa e graças a elas o número de estudantes que conseguiram se cadastrar para o financiamento diminuiu um pouco, as novas regras começaram a valer dia 30 de março e desde esse dia apenas os alunos que receberam 450 pontos ou mais na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é que poderiam se inscrever, além da nota das provas, o aluno também não pode ter tirado nota 0 na redação do Enem 2014.

Outra coisa que mudou foi o prazo de inscrição, nas outras edições do programa os alunos tinham o semestre inteiro para se inscrever e pedir o Financiamento, porém, esse ano as inscrições tinham um prazo e esse prazo foi bem curto, além disso, o Fies só iria financiar cursos de universidades que fizeram reajustes de até 6,4% e muitas universidades tiveram reajustes maiores então os alunos não poderiam pedir o financiamento para essas universidades. Tudo isso junto foi o suficiente para que muitos alunos acabassem ficando sem o benefício e se prejudicaram na hora de começar a pagar as mensalidades.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Educa Mais Brasil – O que é?

Mas antes de trancar o curso e esperar por uma solução do próprio FIES a dica é conhecer um pouco mais sobre um programa que é o responsável por beneficiar milhares de estudantes, o Educa Mais Brasil existe há mais de 11 anos e é uma excelente opção para quem quer estudar, mas não tem condições de arcar com todos os custos de um curso superior.

Com o Educa Mais Brasil os estudantes recebem bolsas de estudo de até 70%, o Educa Mais Brasil é do instituto educar e de algumas outras instituições, o objetivo é oferecer bolsas de estudo para as pessoas que tem dificuldade em arcar com todas as despesas do curso.

Educa Mais Brasil – Quem pode participar?

Os candidatos vão participar de uma seleção e por isso é preciso cumprir alguns critérios, no caso é comprovar que não tem condições de arcar com o custo do curso e estar há pelo menos 6 meses sem estudar.

O funcionamento é bem simples, o primeiro passo é fazer a inscrição no portal do Educa Mais Brasil (https://www.educamaisbrasil.com.br/), depois de se inscrever, caso seja aprovado, você receberá uma carta de aprovação por e-mail, depois o candidato deverá passar por um processo seletivo onde ele será aprovado ou não no Educa Mais Brasil.

Caso seja aprovado, o aluno deve ir até a instituição que se inscreveu e que foi aprovado para fazer a matrícula e começar os estudos, é com certeza uma ótima oportunidade de fazer um ótimo curso superior, a maior diferença entre o Educa Mais Brasil e alguns outros programas como o ProUni é que o no Educa Mais Brasil é possível conseguir bolsas para cursos superior, idiomas, técnicos e muito mais.

As inscrições são gratuitas e feitas através do portal, tudo para facilitar a vida de quem está querendo se inscrever, dependendo da instituição a bolsa pode chegar até 70%, no caso de cursos à distância as bolsas variam entre 30% e 45%, não perca essa chance.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Programa do Governo FIES auxilia estudantes a conquistarem o diploma de nível superior.

O Programa FIES foi criado pelo Ministério da Educação para financiar os estudos de nível superior em instituições particulares que possuam avaliação positiva junto aos processos administrados pelo Ministério da Educação.

O Programa do Governo FIES auxilia estudantes a conquistarem o diploma de nível superior  cobrando juros de 3,4% ao ano pelos financiamento dos estudos, que podem ser solicitados em qualquer época do ano, conforme a necessidade do estudante.

Para realizar a inscrição no Programa do Goveno FIES o interessado em participar deve acessar o site do SisFIES, preencher nos locais solicitados informando inicialmente dados como: CPF, data de nascimento, e-mail, entre outros, em seguida deve ser criada uma senha de acesso ao sistema.

Inscrição no Fies

Após o preenchimento das informações solicitadas no site, para dar continuidade no processo de inscrição no Programa do Goveno FIES, o solicitante deve acessar a sua conta de e-mail onde deverá constar um e-mail com a validação do cadastro. Depois disso, é só informar os outros dados pessoais que serão solicitados, como: qual o curso pretendido, instituição de ensino escolhida, etc. Na sequência serão solicitadas informações sobre o financiamento, como qual a instituição bancária a ser escolhida, onde terão disponíveis duas opções: Caixa Econômica Federal  ou o Banco do Brasil.

Após a realização da inscrição no Programa do Governo FIES se faz necessário que o estudante faça a validação da inscrição diretamente na Instituição de ensino, com o prazo de até 10 dias, que serão contatos a partir do momento da conclusão da inscrição na CPSA, sem ser interrompidos nos finais de semana ou feriados. Após a validação da inscrição, é hora de concretizar a contratação do financiamento, que deve ser feita pessoalmente junto a um agente financeiro do FIES, com o prazo de 10 dias contados após a validação pelo CPSA da inscrição.

Confira o Fies 2015 e como realizar a sua inscrição no Programa de financiamento estudantil do governo federa.
Confere.

imagem:divulgação

imagem:divulgação