1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Financiamento Estudantil. Como conseguir?

Entrar em uma universidade muitas vezes exige mais do que estudo, mas também dinheiro. Aqueles estudantes que têm o sonho de entrar em uma universidade privada precisam, além de se esforçar nos estudos, de uma boa poupança guardada ou ainda optar por um financiamento estudantil.

No Brasil há diversas opções, como as bolsas oferecidas por programas do governo. Já quem procura entrar em uma universidade pública pode ter um processo muito mais fácil, sem gastos.

Faculdade Federal via ENEM

As universidades federais e outras públicas aderiram o Enem como a única forma de ingresso. Dessa maneira o estudante precisa se dedicar a tirar uma boa nota no exame, pois esta servirá para selecioná-lo (ou não) para o curso desejado. A maioria das universidades usa apenas o Enem e, por isso, o candidato não precisa se inscrever na própria instituição.

ENEM

ENEM. Imagem:Divulgação

Basta fazer o Enem e esperar o resultado. Depois, o candidato precisa se inscrever no curso e na faculdade desejada através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), onde todas as vagas são ofertadas. O critério de seleção é a nota obtida no exame e com ela você pode conseguir entrar na universidade escolhida.

Vestibular em Universidade Pública

Outra maneira de ingressar em uma universidade pública, dessa vez sem a utilização do SISU. São poucas, mas ainda existem instituições que adotam esse método: o candidato realiza o Enem e se inscreve no vestibular desejado, após a divulgação do resultado, o INEP envia as notas dos candidatos inscritos para que a própria instituição avalie e convoque os melhores.

Bolsas do Prouni

O PROUNI é uma forma de ingressar em uma universidade privada, onde são ofertadas bolsas integrais e parciais, de acordo com a renda do candidato. Para se inscrever é necessário realizar o Enem e ter obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos. O método de inscrição no PROUNI é o mesmo utilizado no SISU, onde a nota do Enem é que te posiciona no ranking e pode te ajudar a chance de ingressar no curso desejado.

Os candidatos que têm uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa ganham a bolsa integral e aqueles que têm uma renda de até três salários por pessoa ganham a bolsa parcial. No entanto, outros critérios também são avaliados antes de decidir se o candidato recebe ou não a bolsa.

Bolsa do Prouni

Bolsa do Prouni

Bolsas de até 70% no Programa Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil é mais uma maneira de ingressar na universidade particular. O Educa Mais Brasil é um programa que possui parceria com universidades, centros universitários, colégios e escolas técnicas, oferecendo diversas opções de cursos para o candidato.

Através do programa você pode ingressar em uma das instituições parceiras com uma bolsa de 70% para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, cursos de idiomas, entre outros. Para participar você deve efetuar a inscrição no site do programa e, se for selecionado, pagar uma taxa correspondente ao valor da sua primeira mensalidade. O último passo é efetuar a matrícula e realizar o curso. Para conhecer mais sobre o Educa Mais Brasil, acesse: https://www.educamaisbrasil.com.br.

 

Recomendados para você: