1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Inscrições Sisu 2015 – 01 semestre

Inscrições Sisu 2015 – 01 semestre

Desde que começou a ser utilizado como forma de seleção para universidades públicas, principalmente federais, o SiSU (Sistema de Seleção Unificado) cresceu, e muito, sendo que, atualmente, pouquíssimas universidades federais ainda não utilizam o sistema como único meio de seleção de seus alunos.

As seleções ocorrem duas vezes por ano, sendo divididas entre 1º e 2º Semestre.

Para quem deseja ingressar em uma universidade federal através do SiSU, é importante saber que as inscrições de 1º Semestre já se encerraram, inclusive as vagas remanescentes, porém logo haverá nova oportunidade de ingresso pelo sistema.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

SiSU o sistema de seleção das universidades federais

Inicialmente elaborado para permitir que alunos de escolas públicas conseguissem vagas remanescentes, e para que alunos de outros estados não precisassem se locomover até o Estado da universidade pretendida, o SiSU se tornou um sucesso, uma vez que seu sistema é descomplicado, além de diminuir os gastos da instituição com a preparação de vestibulares.

Para participar do SiSU o estudante deve ter prestado o ENEM no ano de 2014, e obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média dos quatro dias, além de nota superior a zero na redação.

Como todo sistema de seleção para universidades públicas, o SiSU é extremamente concorrido, sendo necessário uma nota bem superior ao mínimo, para conseguir ingressar em algum dos cursos disponíveis. Principalmente os mais concorridos, como Direito, Medicina ou Engenharias.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Seleção SiSU 2º semestre 2015

O SiSU 2015/2 tem previsão para abertura de inscrições no início de junho, sendo que esta data pode ser prorrogada. Por tanto, para aqueles que sonham em ingressar em uma Universidade Federal, é de extrema importância estar atento às datas e sempre acompanhar todas as publicações do MEC e INEP a respeito dos processos.

A abertura ocorre geralmente de maneira simultânea a abertura das inscrições da ProUni, então é bom estar sempre atento.

A convocação dos classificados no SiSU 2015/2 é feita por meio de lista única e regular, sendo que as vagas que não forem preenchidas no período especificado para a matricula e comprovação de documentação informada retornarão ao sistema para uma nova seleção, a seleção de Vagas Remanescentes SiSU.

Atualmente apenas 5 universidade federais não utilizam o SiSU como meio de seleção de seus alunos, e algumas universidades estaduais já aderiram a utilização da nota do ENEM, seja como forma única de seleção, seja como primeira fase de seus próprios vestibulares.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Para quem perdeu a oportunidade de se inscrever no SiSU 2015/1, não é necessário desespero, pois o segundo semestre já está chegando.

Publicidade sugerida para você: