1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Inscrições FIES 2015 Pós Graduação

Quem deseja estudar pode contar com várias alternativas para economizar e facilitar a vida diante do alto custo das mensalidades e despesas. Uma dessas alternativas é o FIES, que já é velho conhecido de quem estuda em cursos de graduação. Mas você sabia que ele também passará a atender a alunos de cursos de pós-graduação? Sim! Se você quer prosseguir nos estudos, essa é uma alternativa muito interessante.

Se você está interessado em cursar ou já está cursando uma pós-graduação, que tal conhecer quais são suas opções e como se inscrever no FIES 2015?

O que é Fies?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudandil) é tem como objetivo financiar os estudos de alunos matriculados em cursos de graduação de modalidade presencial, sendo que esse financiamento é pago após o fim do curso.

Fies 2015 / Imagem:Divulgação

Fies 2015 / Imagem:Divulgação

Recentemente o programa passou por uma expansão, aceitando alunos de mestrado, doutorado e educação profissional de ensino médio, o que deverá beneficiar cerca de 31 mil estudantes matriculados em programas de pós-graduação de estabelecimentos privados.

Quais as regras para FIES Pós Graduação?

As regras são bastante parecidas com a do FIES para cursos de graduação, porém há outras particularidades nas quais os interessados devem ficar de olho:

FIES-005

Imagem: Divulgação

  • A primeira é que o interessado no FIES pós graduação deve estar matriculado em um programa de pós graduação stricto sensu (mestrado, mestrado profissional e doutorado) em instituições particulares e com avaliação positiva pelo MEC.
  • O curso de pós graduação deve ser presencial e ter nota igual ou superior a 3 obtida na avaliação da Capes.
  • Cursos de pós-graduação lato sensu (especializações, MBAs) não fazem parte do programa, pelo menos por hora.
  • Cursos de pós-graduação a distância, seja lato sensu quanto stricto sensu também não não fazem parte do programa.
  • Alunos bolsistas do Prosup (Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares) não podem solicitar essa modalidade de FIES.

Como funciona o FIES Pós Graduação?

O financiamento oferecido pelo FIES pode ser integral ou parcial, o que dependerá da renda bruta familiar do interessado na operação e do quanto é comprometido com o pagamento de mensalidades: em geral o atendimento é feito para quem tem renda bruta familiar per capita de até 20 salários mínimos mensais.

FIES 2015

Imagem: Divulgação

Veja os critérios:

Renda bruta familiar de no máximo 10 salários mínimos:

  • Financiamento integral caso no mínimo 60% da renda bruta familiar per capita esteja comprometida pelas mensalidades.
  • Até 75% se as mensalidades estiverem comprometendo entre 40% e 60% da renda familiar per capita.
  • Até 50% se a mensalidade comprometa entre 20% e 40% da renda bruta familiar per capita.

Renda bruta familiar entre 10 até 15 salários mínimos:

  • Até 75% caso as mensalidades comprometam 40% ou mais da renda familiar bruta.
  • Até 50% se a mensalidade comprometer entre 20% até 40% da renda.

Renda familiar de 15 a 20 salários mínimos:

  • Até 50% se o valor da mensalidade compromete 20% ou mais da renda familiar per capita.

Após inscrição e finalização do contrato, quem for beneficiado pelo financiamento deverá pagar somente até R$ 50 a cada três meses como juros da operação. A quitação do financiamento mesmo começará somente após a conclusão do curso, tendo 18 meses de carência. Após esse período, a dívida pode ser parcelada em até três vezes o período financiado e com acréscimo de 12 meses.

FIES 2015, Inscrições

Os interessados no FIES podem solicitar o financiamento em qualquer período do ano no qual estejam estudando. O primeiro passo é fazer a inscrição através da plataforma do SisFIES na internet, criando o login e preenchendo as telas com os dados solicitados.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Uma vez que a inscrição esteja finalizada, é necessário entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do local onde o interessado estuda para a validação das informações em até 10 dias. Após essa validação, é necessário ir até uma agência da Caixa ou Banco do Brasil (opção será fornecida durante inscrição na plataforma virtual) para formalizar o contrato.

Para mais informações acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/ . Leia com atenção, trace seus planos e boa sorte!