1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 2,00 de 5)
Loading...

Inscrições para o Sisu 2018 começam em 29 de janeiro

O SISU – Sistema de Seleção Unificada – é um programa do governo federal voltado para aqueles que desejam ingressar no ensino superior público. Ele foi criado para unificar a entrada nas universidades, pois elas já estavam usando a nota do ENEM como método de ingresso. Sendo assim, agora é possível se inscrever em um único lugar para até dois cursos, mesmo eles sendo de instituições diferentes.

A nova edição do SISU está prestes a começar e milhares de pessoas já estão ansiosas aguardando pelas notas de corte. As inscrições estavam previstas para serem abertas no dia 29, mas foram antecipadas para o dia 23. Mais informações a seguir.

Imagem:Divulgação

Como funciona o SISU

O SISU é um programa que usa a nota do ENEM para classificar os estudantes nos cursos selecionados. Quanto maior sua nota, maiores são suas chances de ser selecionado. As vagas são divididas entre ampla concorrência, cotas raciais e cotas sociais.

Não há requisitos para o programa, apenas que o candidato tenha participado da última edição do ENEM. Entretanto, se o candidato escolher a cota social, terá que comprovar ter uma renda mensal de até um salário mínimo e meio, a menos que selecione a cota de renda livre.

Veja como se inscrever no SISU 2018

Para se inscrever você só precisa acessar o site e informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Com essas informações o sistema consegue encontrar a sua nota e todos os seus dados pessoais. Você poderá alterá-los se houver alguma informação errada.

No sistema você deverá efetuar a pesquisa de vagas, informando o nome do curso desejado, da instituição ou da cidade. Você também poderá conferir os detalhes de cada vaga, como a quantidade de oportunidades, turno e unidade do curso. Quando encontrar a vaga desejada, selecione a modalidade e se inscreva. É possível se inscrever para até dois cursos, por ordem de preferência.

Como funcionam as notas de corte do SISU 2018

As notas de corte são liberadas a partir do segundo dia de inscrição, juntamente com as classificações parciais. Elas são nada mais do que as menores notas que o candidato pode ter para conseguir entrar em determinado curso. São calculadas com base na nota dos candidatos inscritos para o curso e na quantidade de vagas.

Elas são alteradas dias após dias e não são 100% corretas. Entretanto, ainda assim muitas pessoas acabam mudando suas opções de curso quando as checam diariamente. Isso não é proibido, mas é bom ficar atento ao fato de que somente a última alteração será a válida.

Faça sua inscrição no Sisu e concorra a uma vaga nas Universidades Públicas do País.

Matrículas do SISU 2018

As matrículas do SISU poderão ser feitas entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, diretamente nas universidades para qual o candidato se inscreveu. Será preciso comparecer no local, de acordo com as instruções de cada instituição, portando em mãos todos os documentos necessários.

Dependendo da modalidade escolhida, também é preciso passar por uma entrevista com um coordenador da instituição. Descubra mais no site da universidade.

 

Recomendados para você: