1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (342.345 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Inscrições Sisu 2018

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados terão até o dia 22 de janeiro de 2018 para fazer a inscrição e concorrer às vagas existentes em instituições de ensino superior.

O Sisu consiste em um importante sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que consegue articular com instituições públicas de ensino superior para que elas ofertem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrições Sisu 2018

Os interessados em uma vaga em uma universidade de qualquer parte do país precisam ficar atentos. As inscrições atendem aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Por isso, é pré-requisito para participar, não ter tido nota zero na redação.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Para concorrer a uma vaga, o interessado terá que utilizar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Os estudantes que não lembrarem esses dados deverão solicitar no site oficial do Enem.

Inscrições Sisu 2018 vagas

No ano de 2018, estão sendo ofertadas 205 mil vagas do Sisu 2018, sendo 40% (o que corresponde a 82.879 vagas) das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas. De acordo com a lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. A previsão para o ano de 2018 é de que as instituições separem metade das vagas para este fim.

Imagem: Divulgação

(Imagem: Divulgação)

Além da Lei de Cotas, algumas instituições fazem a reserva de vagas por ações afirmativas, sendo assim existentes as vagas para deficientes, quilombolas ou um índice maior de estudantes negros, pardos ou indígenas. Somando tudo, mais de dez mil vagas do Sisu são destinadas exclusivamente a ações afirmativas das universidades e institutos. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro.

Inscrições Sisu 2018 cursos

Os candidatos precisam decidir, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas universidades participantes do Sisu. No ato de inscrição, o aluno também define se irá concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às possíveis políticas afirmativas praticadas por cada instituição de ensino.

Uma notícia ruim é para quem deseja estudar nas áreas de teatro e música, isso porque, neste ano, os cursos que necessitam de testes para habilidade específica não possuem vagas ofertadas por meio do Sisu em nenhuma instituição no Brasil. Quem tiver o desejo de estudar nessas áreas, precisará fazer a seleção por meio das universidades, fazendo o vestibular.

Recomendados para você: