1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Matérias do Enem 2018

O ENEM é uma prova constituída de questões de múltipla escolha, envolvendo as quatro áreas de conhecimento que estudamos durante o ensino médio. A cada prova realizada os candidatos expõem suas opiniões, informando que determinada área foi mais difícil esse ano em relação ao ano anterior.

Todos os anos o Ministério da Educação tenta abordar assuntos diferentes e importantes entre suas questões, para alertar a todos sobre a importância de algo. Isso é misturado entre os cálculos matemáticos e as equações de física, o que pode tornar tudo ainda mais difícil.

Áreas de conhecimento Enem 2018: qual a mais difícil?

As áreas de conhecimento abordadas no ENEM já foram vistas por todos os candidatos durante o ensino médio, pois eles as estudaram todos os anos e aprenderam centenas de matérias que com certeza são abordadas durante a prova. Entretanto, o Ministério da Educação agrega às questões graus de dificuldade diferentes, indo desde o fácil ao difícil, para testar os conhecimentos de todos.

Não há como afirmar com certeza qual das áreas é a mais difícil, pois varia muito do conhecimento de cada aluno e de um ano para outro. Ao longo dos anos, o que tem se observado é que a área de Ciências da Natureza, que abriga questões de física e química, são as que mais criam dúvidas para os estudantes, assim como a área de Matemática.

Matriz de referência Enem 2018

Os conteúdos abordados no ENEM 2018 são definidos a partir de documentos denominados matrizes de referência, criados pelo INEP. Todas as áreas de conhecimento conhecidas possuem uma matriz de referência definida, da onde o Ministério da Educação retira suas questões.

Todos os candidatos inscritos no exame podem ter acesso às respectivas matrizes de referência no portal do INEP referente ao ENEM. É importante que leiam as matrizes, assim poderão estar cientes de vários assuntos que podem vir a ser cobrados na prova de 2018. As matrizes não informam exatamente quais assuntos serão cobrados naquela edição do exame, mas sim todos os assuntos dentro daquela área de conhecimento. Muitos deles acabam sendo sim cobrados na prova, por isso serve como um guia para você ficar ciente do que deve estudar.

Redação do Enem 2018: como tirar uma boa nota?

A redação do ENEM é extremamente importante, assim como todas as áreas de conhecimento que são abordadas na prova. Com a redação você tem a chance de virar o jogo e garantir um bom desempenho, e assim a sua entrada na faculdade.

Além de estudar diversos assuntos, é preciso praticar a redação em casa, pegando possíveis temas que podem cair na prova, e criando suas redações seguindo todas as diretrizes e competências que são avaliadas pelos corretores. Dessa forma você pode ir melhorando sua escrita e o modo como cria e impõe seus argumentos, para quando chegar no momento da prova você já estar totalmente preparado.

Pegue qualquer tema e pratique, criando argumentos para defender e ao mesmo tempo não defender tal ponto de vista. Leve suas redações para professores corrigirem.

 

Recomendados para você: