1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

MEC Divulgou as Inscrições do Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) já tem data para acontecer em 2017. Porém, a prova passará por algumas mudanças importantes de valor, estrutura e certificação. Se você tem intenção de se inscrever neste ano, confira o que muda e as principais datas.

Enem 2017 – Inscrições

As inscrições para o Enem 2017 começam na segunda-feira, dia 8 de maio, e vão até a sexta-feira, dia 19 de maio. Todos os interessados em se inscreveram para o exame deem acessar o portal oficial do MEC nas datas disponibilizadas, informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros dados exigidos para a identificação do candidato. Lembrando que se você já fez outra edição do Enem, basta acessar a página com os seus dados cadastrais.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

Já a prova do Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro de 2017, ou seja, dois domingos consecutivos. Essa é uma das mudanças que será explicada mais a frente neste artigo. As candidaturas só serão oficializadas mediante o pagamento da taxa de R$ 82 reais, que deve acontecer até a data disponibilizada no boleto, que é gerado logo após a confirmação da inscrição.

Enem 2017 – Página do Participante

Todos aqueles que tiverem inscrição no Enem 2017 podem ter acesso à Página do Participante através deste link. Além de informações importantes, com o seu CPF, senha e a imagem de segurança disponibilizada, você tem acesso aos seus dados e também a inscrição nos dias em que ela estiver disponível para ser efetuada.

Enem 2017 Resultado – Gabarito e Nota

O gabarito das provas do Enem 2017 será disponibilizada na quarta-feira seguinte a cada domingo do exame. Neste ano, por exemplo, o gabarito oficial será divulgado nos dias 8 e 15 de novembro de 2017. Já as notas – que são utilizadas para entrar em universidades públicas (estaduais e federais) – serão divulgadas apenas no início do próximo ano, mais precisamente no dia 19 de janeiro de 2018.

O gabarito das provas do Enem 2017 será disponibilizada na quarta-feira seguinte a cada domingo do exame. (Imagem: Divulgação)

O gabarito das provas do Enem 2017 será disponibilizada na quarta-feira seguinte a cada domingo do exame. (Imagem: Divulgação)

Depois, os candidatos poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se candidatar a vagas em universidades públicas no curso em que desejar, desde que suas notas sejam suficiente para adentar. É necessário que não zere a redação e nem tire menos que 450. O calendário oficial do Sisu 2018 ainda não foi divulgado.

Enem 2017- Mudanças

Uma das principais mudanças no Enem 2017 é o fato de que ele acontecerá em dois domingos consecutivos. Até então, o exame era aplicado em apenas uma final de semana. A justificativa é de que ele se torne menos cansativo e dê mais tempo para o candidato estudar. Neste caso, a redação – uma das partes mais importantes – será aplicada no primeiro domingo.

Outra importante mudança é de que a prova não poderá mais ser usada como uma certificação de conclusão do Ensino Médio, como vinha sendo utilizada até hoje. Além disso, ela passou por um grande reajuste de preço, como já indicado acima. Porém, os estudantes que se encaixam nos requisitos de isenção ainda podem continuar solicitando.

Uma das principais mudanças no Enem 2017 é o fato de que ele acontecerá em dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

Uma das principais mudanças no Enem 2017 é o fato de que ele acontecerá em dois domingos consecutivos. (Imagem: Divulgação)

Apostila Enem 2017 e Enem 2018

É possível encontrar diversas apostilas que ajudam o candidato a estudar e se preparar para o Enem 2017. Na internet e em muitas bandas você pode encontrar desde um exemplar até coleções que oferecem dicas, questões anteriores e até macetes. Já em relação ao Enem 2018, nenhuma informação foi divulgada até o momento.

O Enem é uma grande possibilidade para aqueles que desejam entrar em uma universidade pública. Se precisar de mais informações ou tiver qualquer dúvida, não deixe de acessar o site oficial do MEC ou conferir o edital, disponibilizado no início de abril.

Publicidade sugerida para você: