1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Nova Fórmula para Aposentadoria INSS

A aposentadoria tem sido um dos assuntos mais discutidos atualmente. Tudo porque o Governo Federal em vigência apresentou algumas mudanças para serem implementadas na aposentadoria e que tem gerado muitos conflitos: grande parte das pessoas aponta que vai se tornar cada vez mais difícil se aposentar, enquanto outras – inclusive o governo – considera essas alterações extremamente necessárias.

Uma dessas mudanças será na fórmula de aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que vem sendo utilizada para saber se a pessoa contribuiu o tempo necessária para que, enfim, possa se aposentar.

O que é?

Essa fórmula usada é também conhecida como aposentadoria por tempo de contribuição com a fórmula 85/95, onde aqueles que se encaixam nos requisitos poderiam, até então, receber a sua aposentadoria de maneira integral. Neste caso, 85 e 95 são os resultados obtidos por mulheres e homens, respectivamente, na conta feita para a aposentadoria.

Muitos confundem achando que essa é a idade em que as pessoas podem aposentar. Não, ele representa apenas o resultado encontrado com a fórmula, que deve ser conseguido da seguinte maneira: a soma da idade + número de anos que contribuiu para a previdência.

Nova Fórmula para Aposentadoria INSS

Nova Fórmula para Aposentadoria INSS. Imagem:divulgação

Portanto, não importa a idade, desde que o tempo mínimo de contribuição seja de 30 anos para as mulheres e 35 para os homens.

Até então, aqueles que quisessem aposentar sem o tempo de 30 ou 35 anos para o pagamento integral do teto da previdência de, atualmente, R$ 5.531,31 reais, pode receber uma parte a partir de 25 anos de contribuição, ficando a cargo do mesmo solicitar ou não

Como funciona a nova fórmula da aposentadoria?

A nova fórmula da aposentadoria prevê agora que, ao completar os 25 anos necessários para receber uma parte do valor esperado, ele receba cerca de 70% do total. Na fórmula anterior, a conta chegava a 76%, ou seja, vai diminuir. Então, segundo os especialistas, até que ele complete 40 anos de contribuição, a pessoa que quer aposentar só perderá em relação a fórmula anterior.

Então, a soma de 85 ou 95 pontos também aumentarão conforme a expectativa de vida do brasileiro: gradualmente, esse número deve chegar até 90 para mulheres e 100 para homens em meados de 2022.

Acesse e saiba mais informações:

O que mudou?

Neste caso, o que mais vai impactar é que aqueles que se aposentarem aos 25 anos de contribuição receberão os 70% e, caso resolvam adiar a aposentadoria, receberão bonificações a cada ano. Entre os anos 26 e 30, serão adicionados 1,5 ponto percentual (pp) de aumento no valor do benefício.

A partir do ano 31 a 35, o contribuinte que não se aposentar terá um aumento de 2 pontos percentuais (pp) por ano no benefício. De 36 a 40 incompletos, o percentual sobe para 2,5 pp e quando completar 40 anos de contribuição, poderá receber o valor integral da aposentadoria.

Nova Fórmula para Aposentadoria INSS

Nova Fórmula para Aposentadoria INSS. Imagem:divulgação

Porém, a mudança também prevê uma diminuição no teto da aposentadoria, que, muitas vezes, não chega a contemplar todos os salários. A média feita atualmente é com 80% dos maiores salários dos contribuintes, descartando os 20% menores. A proposta prevê que a conta seja feita com todos os salários, o que diminuirá o valor máximo de recebimento.

As críticas em torno do novo modelo de aposentadoria é de que o trabalhador terá de contribuir mais e, possivelmente, receber menos. Além disso, com a expectativa de aumento da soma para o recebimento por tempo de contribuição, algumas pessoas podem nem chegar a se aposentar e terá que trabalhar ainda por muitos anos.

Se você é um contribuinte da previdência e planeja se aposentar nos próximos anos, não deixe de se informar sobre todos os seus direitos junto a Previdência Social para que a sua solicitação seja atendida da maneira correta.

Publicidade sugerida para você: