1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é capital social MEI?

Se você está prestes a abrir o seu próximo negócio, então, se tornar um MEI é muito importante. Não sabe o que é isso? Confira as principais informações e como funciona a questão do capital social, uma das partes mais importantes desse processo.

O que é capital social MEI?

Basicamente, quando você se torna um microempreendedor individual, você ouvirá falar sobre o capital social. Ele nada mais é do que o valor que você precisou investir para que o seu negócio pudesse funcionar e nisso está incluso os bens materiais e até mesmo financeiros, ou seja, entram todos os gastos que você teve. Por isso é bastante importante ter isso anotado até mesmo para que você tenha um melhor controle de todo o seu investimento.

mei

mei

Valor capital social microempreendedor individual

Existem um limite de valor que você pode faturar anualmente para ser considerado um MEI. Até 2017, esse valor é de até R$ 60 mil reais por ano. E neste faturamento está presente tudo o que você ganha com o seu trabalho – independente em qual área ele for – e independe dos seus gastos. Ou seja, entrou dinheiro, ele conta no faturamento mensal até que ele alcance o máximo de valor anual permitido – o que seria uma média de 5 mil por mês.

Capital social MEI quanto declarar?

Fique atento, pois não existe um limite mínimo ou máximo para o capital social, ou seja, é todo o valor que foi necessário ser gasto para dar o pontapé inicial com o seu negócio. Se você abriu uma lojinha de doces, por exemplo, vai contar todo o dinheiro investido para que as portas pudessem abrir e você atender a sua clientela, deu para entender? Então, é esse o valor a se declarar.

Forma de atuação MEI

Claro que existem regras para poder abrir uma MEI, portanto, a sua forma de atuação é muito importante já na hora de tentar o seu registro. São sete possibilidades de escolher entre essas formas de atuação, são elas:

– Estabelecimento fixo: caso você trabalhe sempre no mesmo endereço, sendo um comércio ou em sua própria residência;

– Em local fixo fora de loja: quando você presta serviços para um outro local;

– Porta a porto, ambulante o postos móveis: para aqueles que precisam visitar os seus clientes e não possuem um endereço fixo para isso;

– Máquinas automáticas: para aqueles que vendem produtos em “vending machines”;

– Internet: para a venda de produtos ou até mesmo serviços pela internet;

– Correio: para a venda de produtos através de catálogos;

– Televenda: para a venda de produtos através do telefone.

Complemento comercial MEI

Na hora do cadastro, o complemento comercial é algo que você pode ter que informar caso atue em dois endereços. Portanto, fique de olhos para que as informações sejam corretas e não fiquem divergentes – assim o seu cadastro não correr riscos de ser invalidade.

Capital social MEI como calcular?

É bem simples e é basicamente o que foi indicado acima: você precisa calcular tudo o que foi gasto para que o seu negócio pudesse funcionar. Então, sempre mantenha anotado esse tipo de informação e depois faça a soma dos números. Pronto, esse é o seu capital social.

 Endereço comercial MEI

 No cadastro também é necessário que você coloque o seu endereço comercial, ou seja, o local em que você desempenha os seus serviços independente em qual área ele se encaixa. Porém, se você não tem um lugar fixo ou se é diretamente de casa, pode colocar o endereço residencial sem problemas.

O que é capital social MEI?

O que é capital social MEI?

 Nome fantasia MEI

 O nome fantasia nada mais é do que o nome do seu estabelecimento e que também pode ser informado no momento do seu cadastro. Assim, você abre o seu negócio já no nome que ele tem e isso aparecerá em todos os registros já garantindo uma melhor formalidade.

 Ocupação principal MEI

 Já a ocupação principal nada mais é do que a sua profissão ou o tipo de trabalho que você mais comercializa dentro do seu negócio. Mas não se preocupe, existe a possibilidade de alterar essa opção se necessário. E para se formalizar como MEI, acesse o Portal do Empreendedor, confira o passo a passo e pronto. Qualquer dúvida é só entrar em contato com os canais de atendimento no próprio link.

Recomendados para você: