1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é CNIS?

Muita gente já viu a sigla CNIS, mas nem sempre sabe o que significa. Pois saiba que ele é algo muito útil e que te ajuda nos benefícios trabalhistas que tem direito. Quer conhecer melhor? Então, confira as principais informações e como fazer o seu.

O que é CNIS?

O CNIS, segundo a sua própria sigla diz, é o Cadastro de Informações Sociais. Ele está em uso desde 1989 e é uma forma de o Governo Federal – e instituições que atuam como parcerias – a obter e organizar todas as informações sociais sobre os cidadãos brasileiros. Através desses dados armazenados é possível ter acesso a todos os dados importantes e que valem em diversas instâncias que você verá logo abaixo também.

 Para que serve CNIS?

Basicamente, é através do CNIS que você poderá ter acesso de todos os direitos que você tem, principalmente quando relacionados a vínculos empregatícios. Suas informações são gerenciais pelo INSS para o uso da Previdência Social se tornando um dos documentos mais importantes para conseguir a concessão outros benefícios da aposentadoria, por exemplo.

O que é CNIS?

O que é CNIS?

Mas vale a atenção: para que você tenha direito de receber todos os seus benefícios a partir do Cadastro de Informações Sociais, tudo deve estar regularizado, ou seja, se qualquer informação estiver desencontrada o seu pedido será negado.

 Como tirar o CNIS?

 Para se inscrever no portal e obter o seu CNIS, você, antes de tudo, precisa acessar o site https://cnis.inss.gov.br. Ele é bem simples e possui poucas ferramentas, então, clique em “Inscrição” e “Filiado”. Você será direcionado para uma nova página onde terá que informar uma grande quantidade de dados como nome, CPF, RG, título de eleitor e outros tipos de documentos e informações.

Após informar tudo direitinho, clique em “Continuar”. Na próxima tela, você poder ter que confirmar alguns outros dados e pronto. Siga as próximas instruções e seu cadastro está feito. Através do mesmo link na aba “Atualização”, você tem a possibilidade de atualizar os seus dados quando necessário.

Extrato CNIS pela internet

Você consegue obter o seu extrato previdenciário do CNIS pela internet. Para isso, você pode acessar diretamente o portal Meu INSS ou através do portal do CNIS. No primeiro, você seleciona a  opção, informa os seus dados e emite o extrato. Já no segundo, você tem a possibilidade de emissão ou consulta, basta clicar na opção desejada. Nesses casos também é necessário informar alguns dados.

CNIS Caixa consulta

Através do site da Caixa Econômica Federal você também consegue ter acesso a alguns extratos e outras informações de benefícios relacionados ao seu emprego. Basta acessar o site http://www.caixa.gov.br e procurar o que você precisa. Através dos canais de atendimento informados no link ou até mesmo em uma agência mais próxima de você também é possível encontrar soluções para o que você precisa.

CNIS pelo CPF

Quer consultar o seu CNIS pelo número do Cadastro de Pessoa Física? Acesse www.servicos.inss.gov.br e procure a opção “Extrato CNIS”. Se já tiver o seu cadastro no INSS, o que é necessário nesse caso, clique em “Fazer Login”. Informe o seu CPF, a senha cadastrada e o código de segurança solicitado. Basta dar continuidade e você terá acesso às informações que deseja.

O que é CNIS?

O que é CNIS?

Meu CNIS

Existe um espaço na internet dedicado inteiramente ao CNIS e derivados. Acesse https://meu.inss.gov.br/central/index.html e tenha acesso não só ao seu extrato como também extrato de empréstimo, histórico de crédito de benefício, extrato do imposto de renda e até agendamentos para serviços.

CNIS PIS

E por fim, se você não sabe, também é possível consultar o número de seu PIS através do CNIS. Como? Basta acessar o site já indicado nessa matéria e fazer a consulta. É bem simples e rápido. E, claro, se tiver qualquer dúvida em relação a esse e outros serviços, não deixe de procurar os canais de atendimento ou lugar para o 135 e resolver o seu problema.

Recomendados para você: