1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é Farmácia Popular?

A Farmácia Popular do Brasil é um programa criado pelo Governo Federal brasileiro que tem como objetivo aumentar o acesso dos cidadãos de nosso país a medicamentos de doenças consideradas comuns. Além de contar com estabelecimentos próprios da Farmácia Popular, ainda existe a possibilidade de adquirir os medicamentos através de farmácias conveniadas em sua cidade.

Como programa Farmácia Popular é possível retirar remédios gratuitamente. (Imagem: Divulgação)

Desde a sua criação, a Farmácia Popular do Brasil se tornou um direito de todos que sofrem dessas doenças. Então, se você ainda não conhece esse projeto e não usufrui dele, confira as principais informações, como utilizar e todos os medicamentos que estão disponibilizados.

Portal Farmácia Popular

Através do Portal da Saúde do Brasil você tem acesso a um Portal da Farmácia Popular do Brasil. Lá, além de encontrar uma publicação geral sobre como funciona todo o programa, você ainda tem acesso, enquanto cliente, diversas outras informações e dúvidas que podem ser especialmente suas.

Além disso, também existe a “Área da Farmácia”, destinada especialmente para os estabelecimentos que oferecem os medicamentos através do programa Farmácia Popular, então, se nesse caso você atua como comerciante, todas as informações necessárias estarão lá.

Saiba o que mudou no programa Minha Casa Minha Vida!

Cadastro Farmácia Popular

Fique atento, pois não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro forma. Então, como utilizar a Farmácia Popular do Brasil? É bem simples: o médico te passará a receita de acordo com a sua condição de saúde, você irá se dirigir para o estabelecimento mais próximo portando a sua receita dentro da validade e também com um documento atualizado com foto e com o número do CPF.

Veja se é necessário fazer cadastro na farmácia popular (imagem: Divulgação)

Ao solicitar o medicamento, a farmácia fará a verificação e, assim que autorizada, você terá que assinar o Cupom Vinculado e preenchê-lo com o seu endereço. Também deve ficar de responsabilidade da farmácia uma cópia de sua receita, sendo que a original deve continuar com você.

Farmácia Popular do Brasil endereços

Atualmente, são onze unidades próprias da Farmácia Popular espalhadas por Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Nova Iguaçu, Porto Alegre e Maringá. Pelo Portal da Saúde, você consegue mais informações sobre a farmácia que está presente em uma dessas cidades citadas.

Acesse e veja também informações sobre o Bolsa Família!

Já através desse link, você consegue encontrar a relação de todas as Farmácias credenciadas e que oferecem medicamentos através do programa. Basta procurar pelo seu estado, clicas e você será direcionado para uma página com todas os estabelecimentos, endereços e até mesmo telefone de cada uma delas.

Lista medicamentos Farmácia Popular atualizada 2017

Atualmente os seguintes medicamentos fazem parte do programa Farmácia Popular: Dipirona, Ácido Acetilsalicílico, Paracetamol, Diazepam, Clonazepam, Loratadina, Ácido Fólico, Sulfato Ferroso, Mononitrato de Isossorbida, Nifedipina, Verapamila, Amiodarona, Sulfametoxazol + Trimetoprima, Valproato de Sódio, Fenobarbital, Fenitoína, Amitriptilina, Glibenclamida, Metformina, Metoclopramida, Propranolol, Carbamazepina, Butilescopolamina, Nistatina, Alopurinol.

Veja quais os remédios que você tem direito na Farmácia Popular (Imagem: Divulgação)

Credenciamento Farmácia Popular 2017

Agora, se você possui uma farmácia e quer credenciá-la para ser um dos parceiros do programa Farmácia Popular, acesse o Portal da Saúde, veja se está disponível para o município que deseja atuar e separe toda a lista de documentos exigidas para que a sua farmácia possa ser uma das representantes.

Para tal, mande o CNPJ de sua empresa para o e-mail [email protected] conforme indicado no link acima. Lembrando que cada município pode ter apenas duas farmácias representantes, então, a solicitação pode não ser aceita dependendo de onde você mora.

Saiba tudo sobre a Farmácia Popular (Imagem: Divulgação)

Telefone Farmácia Popular

Se você tiver alguma dúvida em relação a sua receita ou medicamento, pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Farmácia Popular do Brasil. A ligação é grátis e feita pelo número 136. Ao discar, digite a opção 8 e depois 1. E lembre-se, ter esse medicamento gratuito é um direito seu!

Farmácia popular preços de remédios

A grande maioria dos medicamentos vendidos nas farmácias populares recebem descontos que chegam a 90%. Além disso, o governo brasileiro criou a campanha “Saúde Não Tem Preço”, que consiste em disponibilizar medicamentos gratuitos para quem sofre de hipertensão, diabetes e asma.

Se você sofre com algum desses problemas e deseja saber se o medicamento que usa é gratuito nas lojas credenciados, pode conferir a lista completa aqui: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/novembro/06/Lista-medicamentos-SNTP.pdf. Todos os medicamentos da lista são gratuitos, basta comparecer até uma farmácia credenciada com a receita e obtê-lo.

Farmácia popular do Brasil endereços

Atualmente há apenas 10 farmácias populares funcionando em todo o país. O Rio de Janeiro é o estado com mais unidades, contendo quatro na capital e uma em Nova Iguaçu. Há uma também em Salvador, outra no Distrito Federal, uma em Fortaleza, em Porto Alegre e em Maringá.

Infelizmente o governo não divulga os endereços das farmácias pela internet.

Telefone farmácia popular

Em cada cidade a farmácia popular possui um próprio número, que deve estar disponibilizado no guia telefônico. Os moradores de São Paulo podem ligar para (11) 3992 3502. Já os moradores do Rio de Janeiro devem ligar para (21) 2334 7258;

0800 credenciamento farmácia popular 2018

Outra iniciativa do governo é o “Aqui Tem Farmácia Popular”, que permite que farmácias de todas as regiões ofereçam medicamentos com preços mais acessíveis.

Em 2018 o governo permitirá que mais farmácias efetuem seu credenciamento, mas ainda não há nenhuma data prevista.

Os interessados em participar devem acompanhar o sistema de cadastro e ficar atento às novidades lançadas pelo Ministério da Saúde. Durante o ano todo o Ministério da Saúde permite o cadastro de novas farmácias, por isso as empresas interessadas devem ficar atentas ao sistema, assim poderão se cadastrar quando houver novas vagas disponibilizadas. Essa é mais uma forma de facilitar o acesso a medicamentos caros.

 

Recomendados para você: