1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é o programa jovem aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os jovens buscarem vagas de empregos que têm uma carga horária menor e servem como um complemento para os estudos. Além da qualificação e capacitação profissional, ele já sai mais preparado para o mercado de trabalho e para concorrer às disputadas e exigentes vagas.

Está na faixa etária de 14 a 24 anos? Então, essa pode ser a sua chance! Conheça um pouco mais sobre o programa, como funciona e, claro, como você faz para não perder essa grande oportunidade!

O que é o programa jovem aprendiz?

O que é o programa jovem aprendiz?

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro com o objetivo de incentivar empresas dos mais variados ramos a fazerem a contratação de jovens em uma determinada faixa etária para ocuparem suas vagas, principalmente as de área administrativa. Com isso, os candidatos que forem selecionados garantem uma melhor capacitação profissional e já saem mais preparados para o mercado de trabalho.

 Como funciona o programa Jovem Aprendiz?

Não existe um lugar específico para você se inscrever precisamente no Jovem Aprendiz. As vagas serão disponibilizadas através das empresas específicas e que atuam com vagas dentro desse programa. Ou seja, é necessário ficar de olho em sites especializados em vagas, onde você terá uma descrição melhor de cada um delas, ou diretamente na empresa em que você deseja atuar.

Depois de verificar se você corresponde todos os requisitos exigidos pela vaga, é hora de se inscrever no processo seletivo e esperar maiores informações dadas pela própria empresa. Lembrando que, apesar das regras do próprio Jovem Aprendiz, as vagas podem variar de acordo com cada empresa, desde que esteja dentro de algumas normas como a faixa etária e a escolaridade dos candidatos.

Com que idade o jovem aprendiz pode trabalhar?

 Depende, mas funciona assim: pode ser contratados pelas empresas jovens que estejam entre as idades de 14 e 24 anos, essa é a abrangência do programa. Porém, cada empresa pode determinar sua própria faixa etária, desde que ela não seja maior e nem menor do que essa já estabelecida, entendeu?

Em alguns casos, a vaga poderá contemplar jovens realmente de 14 a 24, mas outras podem ser de 16 a 20 e por ai vai. Isso depende, principalmente, das atividades desempenhadas dentro da empresa e também qual é a escolaridade mínima exigida.

Quem pode ser aprendiz?

Essa é uma categoria que também pode variar de acordo com a vaga, mas, basicamente, pode participar aqueles que estiverem matriculados na escola ou que já tenham se formado no Ensino Médio. Apesar de qualquer pessoa poder se candidatar às vagas do Jovem Aprendiz, ela tem caráter social e dará prioridade para os jovens que forem de famílias de baixa renda.

Vale ficar de olho porque, apesar de garantir muitos aprendizados pra você, o Jovem Aprendiz também fornece alguns benefícios, então só aceite vagas que tenham uma bolsa auxílio que, normalmente, é de um salário mínimo, vales transporte, alimentação ou refeição e outros tipos de ajuda de custo. Isso é muito importante para a sua manutenção dentro da empresa.

O que é o programa jovem aprendiz?

O que é o programa jovem aprendiz?

Também é necessário verificar se o horário disponível para a vaga é compatível com o seu, principalmente se ainda está na escola. É que em hipótese alguma o trabalho deve atrapalhar o seu desempenho na escola. Em alguns casos também você só terá que trabalhar quatro vezes por semana e reservar um dia para fazer cursos profissionalizantes em instituições parceiras.

 O que um jovem aprendiz faz na área administrativa?

 Basicamente, o Jovem Aprendiz dessa área auxilia no setor administrativo tento contato com clientes, fazendo o acompanhamento de relatórios, controle de arquivos e documentos, além de elaboração de planilhas e outros tipos importantes de informações referentes ao setor.

Recomendados para você: