1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é o PROUNI e Quem Pode Participar

O Programa Universidade para Todos, também conhecido como Prouni, como o nome já diz, é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de oferecer bolsas de estudos – que podem ser integrais ou parciais – para pessoas que se encaixam em seus requisitos e desejam fazer um de graduação em alguma instituição particular de Ensino Superior. Ainda não conhece? Então, confira mais informações e saiba como participar.

Como funciona o Prouni?

O Prouni funciona de maneira bem simples: o candidato deve preencher alguns dos requisitos informados abaixo e se inscrever para alguma modalidade de bolsa.

Neste caso são duas: bolsa integral (100%) para aqueles que possuem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e parciais (50%) para aqueles que declararem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como funciona o PROUNI

Como funciona o PROUNI. Imagem:divulgação

Quando tiver os dados comprovados e a bolsa liberada, você se matriculará na faculdade de sua escolha e também curso. Aí, basta se comunicar diretamente com a instituição para questões de pagamento, em caso de bolsa parcial, ou da isenção e também de como devem funcionar as aulas, horários e outras informações.

Prouni como se inscrever?

O processo seletivo do Prouni funciona em suas fases: primeiramente, são preenchidas as vagas regulares e, um tempo depois, as vagas remanescentes que são explicadas ainda neste artigo. Para poder se inscrever o candidato interessado deve acessar o site do Prouni no período destinado para o processo – que sempre acontece de forma gratuita duas vezes ao ano.

Além disso, ele também precisa comprovar sua participação na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que aconteceu no ano interior – sendo essa a única opção válida – e que tenha tirado, no mínimo, 450 pontos na média das notas e que não tenha zerado a nota da redação.

Acesse e saiba mais informações: Saiba como obter o passe livre

Quem pode participar do Prouni?

Alguns requisitos são necessários para poder participar do Prouni e ser um bolsista. Antes de tudo, os estudantes precisam ser brasileiros e não tem nenhum diploma em qualquer curso superior. Além disso, também é preciso preencher uma das seguintes exigências:

ter feito o Ensino Médio completo na rede pública, ter sido bolsista integram durante o Ensino Médio em uma escola particular, ter cursado parcialmente em cada uma dessas modalidades, ser uma pessoa com deficiência (PCD) ou ser professor da rede pública de ensino.

O que é o Prouni e Quem Pode Participar

O que é o Prouni e Quem Pode Participar. Imagem:divulgação

Mas elas não para por aí, além de ser necessário se encaixar em alguns dos requisitos acima, o candidato ainda precisa ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa que mora na mesma residência para concorrer a bolsas integrais ou ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos no caso das bolsas parciais.

Bolsas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni nada mais são do que aquelas vagas que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular do programa.

Além de se encaixar em todas as exigências informadas acima, o candidato também não pode ter sido aprovado no processo regular do Prouni no período em que está concorrendo e que também não tenha sido aprovado no processo seletivo anterior de bolsas remanescentes.

O que é o Prouni e Quem Pode Participar

O que é o Prouni e Quem Pode Participar. Imagem:divulgação

Todo o período de inscrições para o processo seletivo regular ou de bolsas remanescentes são avisados com antecedência pelo portal oficial do Programa Universidade Para Todos. Lembrando que o período costuma ser curto e, uma vez que você perde a chance, terá que esperar a abertura de um novo processo seletivo meses depois.

Para qualquer dúvida, informações e inscrições, basta acessar o site http://siteprouni.mec.gov.br ou ligar gratuitamente para o telefone 0800-616161.

Publicidade sugerida para você: