1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é ProUni e como funciona?

Você já conhece o ProUni? Ele é fundamental para os estudantes que desejam ingressar na universidade, sendo um dos principais programas do governo voltados para o acesso ao ensino superior. Todos aqueles que desejam entrar na universidade, mesmo na pública, devem ter conhecimento sobre o ProUni e de como ele funciona, pois ele pode servir como uma segunda opção.

ProUni é o programa que oportuniza o acesso à Universidades através de bolsas de estudo (Imagem: Divulgação)

Sendo voltado exclusivamente para o ensino privado, ele pode ser a sua última alternativa nas tentativas de ingressar naquele curso desejado, por isso você deve saber tudo sobre ele. Veja a seguir o que é ProUni e como funciona.

O que é ProUni?

O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal voltado para o acesso ao ensino superior privado. Ele existe há muitos anos e já concedeu a centenas de estudantes brasileiros a oportunidade de estudar em uma universidade particular.

Isso acontece por meio da concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, o que permite que estudantes de diferentes faixas de renda se beneficiem pagando menos ou nada em suas mensalidades. Centenas de instituições privadas brasileiras oferecem suas vagas por meio do ProUni, o que aumenta ainda mais as chances dos estudantes. Por ser destinado ao ensino privado e nem todos participarem, as notas de corte do ProUni tendem a ser menores.

Como funciona o ProUni?

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais às pessoas que tiverem participado da última edição do ENEM e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos. Mas só isso não basta: para concorrer não é permitido ter zerado a redação e é fundamental ter realizado todo o ensino médio em escola pública, em escola privada com bolsa integral ou metade do ensino médio em escola pública e a outra metade em escola privada com bolsa integral.

O ingresso no ProUni se dá através do ENEM (Imagem: Divulgação)

Os requisitos relacionados ao ENEM são obrigatórios a todos os candidatos; já no caso dos requisitos relacionados à realização do ensino médio, cada candidato deve preencher pelo menos um. Há ainda os requisitos de renda para concorrer às bolsas: para ganhar uma bolsa integral o candidato precisa ter uma renda de até um salário mínimo e meio; para ganhar a bolsa integral o candidato precisa ter uma renda de até três salários mínimos.

Veja também as expectativas para o ENEM 2017!

ProUni como se inscrever

O ProUni abre dois processos seletivos anuais, no início de cada semestre. Geralmente as inscrições são abertas após o SISU. Para participar é preciso preencher todos os requisitos mencionados anteriormente. Quando as inscrições abrirem o candidato deve acessar o site, informar o número de inscrição e senha do ENEM.

É possível se inscrever para duas opções de curso. O candidato pode efetuar a pesquisa usando o nome da instituição, da cidade ou do próprio curso. Serão listados todos os cursos com seus detalhes, como tipo de bolsa, cidade, campus, turno, etc. Após escolher o seu curso, confirme a inscrição e repita o mesmo procedimento para a segunda opção.

Veja como conseguir uma bolsa de estudos do ProUni (Imagem: Divulgação)

As notas de corte são disponibilizadas a partir do segundo dia de inscrição e é possível mudar as opções de curso.

Bolsa remanescente ProUni

Caso após a divulgação da chamada regular e da realização das matrículas, ainda sobre alguma vaga, essas são disponibilizadas para os candidatos inscritos na lista de espera, e recebem o nome de bolsas remanescentes.

É fundamental que você se inscreva na lista de espera caso não seja selecionado nas duas chamadas regulares, pois assim ainda terá uma chance de concorrer e garantir a vaga. As bolsas remanescentes são divulgadas pelas próprias instituições de ensino por meio de um edital específico, por isso é fundamental estar de olho no site.

Recomendados para você: