1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é Sisutec?

Com o grau de competitividade no mercado de trabalho crescendo mais a cada ano que se passa, milhares de jovens passam a investir em cursos técnicos profissionalizantes visando se integrarem ao ambiente profissional o mais rápido possível. Com um curso técnico, o aluno tem a oportunidade de aprender um ofício de maneira rápida e fácil – com curso de duração de até dois anos – e após isso, já estarem aptos a começar a trabalhar em sua área, com um ofício específico.

Pensando nisso, o governo federal chega com a criação de diversos programas de abrangência nacional, com o objetivo de integrar milhares de jovens aos ensinos profissionalizantes, de forma a colocar eles mais rapidamente no mercado de trabalho, transformando-os em classe trabalhadora. Em um país com crise econômica vigente, ter uma classe trabalhadora grande e forte é muito importante para a recuperação e estabelecimento de um Brasil forte.

O que é Sisutec 2017?

No segundo semestre de 2013, o governo federal, junto ao Ministério da Educação (MEC), estabeleceu o SISUTEC – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – gerenciado pela Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica). O programa vem com o objetivo de ampliar o acesso de vagas para cursos técnicos em todo o Brasil.

Com o Sisutec, o aluno pode ao mesmo tempo frequentar as matérias normais de sua escola de ensino básico e aprender uma profissão, com os cursos técnicos oferecidos por instituições públicas e privadas. Assim, com a conclusão de seu curso profissionalizante, o estudante já estará apto a trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro.

Sisutec 2018, cursos, vagas e inscrições. (Imagem:Divulgação)

As vagas são destinadas prioritariamente para aqueles que fazem ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, ou mesmo em escolas privadas na condição de bolsista integral. Além disso, as instituições federais reservam vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas.

Como funciona o Sisutec 2017?

O Sisutec funciona como braço do Sisu, só que com enfoque em criar e promover vagas para o ensino técnico, ao invés do ensino superior. Para participar, o aluno deve ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) mais recente e não ter zerado na prova de redação para poder concorrer. O Sistema utiliza as notas dos exames como critério de avaliação e seleção para as vagas disponíveis.

Veja também a oferta de vagas no Pronatec!

Os cursos são oferecidos por instituições de educação superior e técnica públicas e privadas, de forma a aumentar ainda mais a oferta de vagas. Participam do Sisutec os institutos federais de ensino, ciência e tecnologia; escolas técnicas com vínculo com universidades públicas; entidades do sistema S (SENAI, SENAC, SESI); e escolas municipais e estaduais.

(Foto: divulgação)

Sisutec Inscrições. (Foto: divulgação)

As vagas oferecidas são em cursos técnicos de ponta, todos com notas altas e aprovação do Ministério da Educação, de forma a ter legitimidade e passar uma educação profissionalizante de qualidade para os estudantes que ingressarão.

Inscrições Sisutec 2017

O processo seletivo para o Sisutec acontece duas vezes por ano, no começo de cada semestre. Para se inscrever, o candidato deve acessar diretamente o site do Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica durante o período de participação.

O Sisutec funciona da mesma maneira que o seu irmão Sisu. Durante o período de inscrições, o futuro aluno deve escolher entre dois cursos, um prioritário e outro que será sua segunda opção. Duas chamadas deverão ser realizadas e aqueles que forem selecionados na primeira têm a oportunidade de se matricular presencialmente, e passam a não concorrer mais para a segunda chamada.

Aqueles que foram selecionados para sua segunda opção podem não fazer a matrícula neste curso para continuarem a concorrer por sua primeira opção. Após as duas chamadas, se inicia então o processo de inscrições nas vagas que sobraram.

Recomendados para você: