1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é sus?

O SUS é algo muito utilizado diariamente. Mas você sabe o que ele significa, como surgiu e quais são os seus princípios? Então, confira todas essas informações abaixo e conheça um pouco mais sobre esse serviço gratuito disponível em todos os estados brasileiros.

O que é SUS?

O Serviço Único de Saúde, ou SUS, é nada mais do que o sistema brasileiro que busca oferecer serviços gerais gratuitos de saúde que permeiam por todas as instâncias da área. Em todo ano, são milhões e milhões de atendimentos, procedimentos desde ambulatoriais até de alta complexidade. Claro que, por ser um serviço público, depende de muitas demandas que, em alguns casos, não funcionam em sua totalidade, mas ele existe e pode ser usado por todos.

O que é sus?

O que é sus?

Como funciona o SUS?

O SUS foi criado em uma tentativa de unificar os atendimentos da área da saúde para que todos aqueles que necessitarem de seus serviços tenham toda a assistência, proteção e recuperação necessárias. O Sistema Único de Saúde funciona em hospitais, prontos socorros e até ambulatórios e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Cada um deles terá uma ou mais especialidades de atendimento que podem ir desde os mais simples até mesmo a transplantes de órgãos. Além de consultar com médios de diversas áreas, os cidadãos também tem direito a cirurgias, internações, quimioterapias e outros tipos de atendimento. Porém, por conta da grande demanda, o atendimento pode ser bastante demorar e levar até meses.

SUS princípios e diretrizes

Os princípios e diretrizes que estão relacionados ao funcionamento do SUS são vários. Entre eles, podemos destacar:

– Universalidade, ou seja, permitir o acesso de todos aqueles que necessitarem;

– Integralidade de assistência;

– Preservação da autonomia em defesa da integridade física e moral de todos;

– Igualdade na assistência e atendimento dos pacientes;

– Divulgação de informações sempre que necessário;

– Utilização de epidemiologia para atendimentos com prioridades;

– Manter a participação da comunidade;

– Ter descentralização político-administrativa;

– Integração com as ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

– Conjunção de todos recursos como financeiros, tecnológicos e outros;

– Capacidade de resolução dos serviços em todos níveis;

– Organização dos serviços prestados.

SUS para concurso

Agora, se você é um profissional da área da saúde e deseja atuar no SUS, saiba que isso só é possível através de concursos públicos. Eles são avisados com antecedência, mas é necessário ficar de olho na abertura dos editais para não perder a oportunidade. E se tiver qualquer dúvida, entre em contato com alguma instituição da área da saúde mais próxima de você.

SUS para concurso

SUS para concurso

Como surgiu o SUS?

A criação do SUS veio a partir da necessidade de implementar um sistema que atendesse a todos de maneira eficaz e gratuita. Depois do surgimento do movimento sanitário nos anos 70, muito se discutiu sobre esse assunto e em 1988 determinou-se na Constituição Federal que a saúde é, sim, um direito de todos. A partir daí, em 1990 nasce o Sistema Único de Saúde.

 SUS cartão

Como já dito nesse artigo, todos os cidadãos possuem o direito de utilizarem os SUS e todos os seus serviços. Mas para ter esse direito garantido é necessário fazer o cartão do SUS de maneira gratuita. Para isso, basta ir até uma unidade de saúde que atenda pelo sistema mais próxima de você e levar RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento e o número do PIS/PASEP se você já tiver.

Após o cadastro ser feito e rapidamente aprovado, você receberá o cartão do SUS com um número de Identificação Nacional que é único e intransferível. Se quiser, também é possível fazer um pré-cadastro clicando nesse link, mas isso não substitui o resto do processo presencial.

 

Recomendados para você: