1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que são Programas Sociais?

Se você não é participante de algum dos programas sociais do governos, então, pelo menos, já ouviu falar sobre eles. Destinados, principalmente, a famílias de baixa renda, ele serve como uma forma de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que têm o direito de comer, morar e estudar com qualidade. Confira um pouco mais sobre eles.

O Bolsa Família é um dos Programas Sociais mais conhecidos (Imagem: Divulgação)

O que são programas sociais?

Um programa social, como o nome já diz, é aquele destinado a uma sociedade. Criado pelos governos locais, eles têm por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que eles são destinados através de uma melhor condição de alimentação, moradia, estudo e outros acessos muitas vezes que são privados das famílias de baixa renda.

Fica na responsabilidade do Estado dar continuidade e prezar por seus programas sociais, para que tudo possa ser colocado em prática e todas as pessoas sejam beneficiadas com esses programas. No Brasil, eles existem com diferentes vieses e são destinados a diferentes categorias e grupos.

Programas sociais brasileiros

Atualmente, o Brasil conta com muitos programas diferentes e que buscam suprir necessidades diferentes. Entre eles, podemos destacar o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, Escola da Família, Cadastro Único, Mais Médicos e outros que chegam a um total de 35. Desses, vemos programas para moradia, alimentação, incentivo ao estudo e saúde.

O passe livre para idosos também se enquadra em Programas Sociais (Imagem: Divulgação)

Programas sociais para jovens

Os programas sociais destinados aos jovens são muitos! A maioria deles tem um caráter de incentivo ao estudo, socialização e também de primeiro emprego. Entre eles, você pode encontrar o Jovem Aprendiz, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e Escola da Família.

Também existem mais programas específicos destinados por estado e não no Brasil todo, então, vale a pena procurar na prefeitura de sua cidade. É importante lembrar que cada programa possui uma faixa etária diferente para os participantes, que vai desde crianças até jovens de 24 anos, em média.

Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal

O Cadastro Único para Programas Sociais, também conhecido como CadÚnico, é uma plataforma para recolhimento de dados que busca identificar todas as famílias brasileiras de baixa renda para que elas possam ser incluídas nos programas sociais de assistência presentes em todo o país. São cadastradas as características dos domicílios, a composição familiar, documentação, qualificação escolar, qualificação profissional, rendimentos e despesas.

Através do CadÚnico é possível ter acesso ao Minha Casa Minha Vida (Imagem: Divulgação)

CadÚnico inscrição

E para fazer parte do CadÚnico não existem muitos segredos, não. É o próprio município que promove as visitas nas casas das famílias periodicamente efetuando esse cadastro. Mas, caso ainda não tenha chegado um representante em sua casa, você pode se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social  (CRAS) de sua cidade para fazer a solicitação.

Benefícios do governo para pessoas de baixa renda

Todos os programas sociais do Governo são destinados a pessoas de baixa renda. Então, os benefícios vão variar de acordo com cada um deles, mas podemos destacar a transferência de renda (Bolsa Família), financiamento de imóveis com baixa taxa de juros (Minha Casa Minha Vida), bolsas de estudos e outros.

Benefícios sociais do Governo Federal

Parta ter acesso a esses benefícios sociais, a família, o jovem, o idoso ou quem se interessar, deve preencher todos os requisitos de idade, condições e renda para participar de determinado programa. Tendo todo o cadastro e documentação correta, ele passa a receber todos os benefícios sociais relacionados ao programa.

P ProUni é um dos mais inovadores Programas Sociais (Imagem: Divulgação)

Programas sociais do Governo de SP

Como dito anteriormente, os estados também possuem os seus programas sociais específicos. No estado de São Paulo, por exemplo, podemos encontrar o Família Paulista que visa ajudar famílias em situação de extrema pobreza. Temos também o Bom Prato que oferece refeições completas tem custo de R$ 1 real para o almoço e 0,50 centavos para o café da manhã.

Já a Ação Jovem busca incentivar a escolaridade básica dos jovens do estado, e o SP Amigo do Idoso promove ações voltadas à população acima dos 60 anos relacionadas à saúde, proteção e até mesmo educação.

Benefícios do governo para desempregados

Se você está desempregado no momento, saiba que o Governo oferece benefícios para pessoas nessa situação. Além do Seguro Desemprego, você continua tendo direito ao Bolsa Família, a Tarifa Social (para contas de Energia Elétrica), Bilhete Especial para transporte público, e o Programa Cresce, que serve como incentivo para abertura do próprio negócio.

Hoje os Programas Sociais brasileiros são informatizados (Imagem: Divulgação)

Programas do Governo Federal para estudantes

Também existem programas de incentivo ao ensino para estudantes. Entre eles, é possível citar o Bolsa Permanência que auxilia financeiramente os estudantes do Ensino Superior que necessitam de ajuda de custo. Tem também o Prouni, o Pronatec, o Sisutec, todos com um viés de Ensino Superior com bolsas em instituições particulares e técnicas.

Não deixe de aproveitar essa oportunidade e participar dos programas sociais e dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal e também Estadual do nosso país. Esse é um direito de todos aqueles que precisam. Para qualquer dúvida, procure a prefeitura de sua cidade.

Recomendados para você: