1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Objetivos CadÚnico 2018

O Governo Federal vem investindo pesado na melhoria da qualidade de vida do brasileiro. Para este fim, através de diversos programas sociais, a renda e capacidade aquisitiva do cidadão vem crescendo, o que inclui a aquisição de bens imóveis, ou a sonhada casa própria, além de melhoria e capacitação profissional, através de programas como o ProUni e o Pronatec.

Para conseguir localizar os locais onde a pobreza é mais concentrada, e administrar a distribuição de renda, foi criado o Cadastro Único, ou CadÚnico, um banco de dados que identifica as áreas que necessitam de maior atenção do governo.

O que é o CadÚnico e para que serve

O sistema de cadastro em Banco de dados chamado de cadastro Único é uma ferramenta por meio da qual o Governo consegue compreender quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas famílias ao longo do território nacional.

Este cadastramento visa direcionar os incentivos e os programas sociais da melhor forma possível, objetivando melhorar a condição de vida dos brasileiros.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

No Cadastro Único é possível encontrar dados sobre renda, tipo de moradia, escolaridade, idade entre outros dados essenciais para este Censo da distribuição de renda, sendo que o cadastro deve ser atualizado a cada intervalo de dois anos, ou, sempre que houverem atualizações e mudanças na situação da família cadastrada.

Podem ser cadastradas no CadÚnico as famílias de baixa renda que recebam até meio salário mínimo mensal por pessoa, ou até 3 salários mínimos totais para a família.

(Imagem: divulgação)

(Imagem: divulgação)

É importante saber que, para que uma família possa ser beneficiada por programas sociais como o Bolsa Família, o tarifa social de energia elétrica ou o Telefone Popular, entre outros tipos de auxilio social, é obrigatório que ela esteja inscrita no Cadastro Único, mas estar cadastrado no CadÚnico não representa a garantia de entrada automática em qualquer um destes programas, sendo que as regras individuais de cada um deles devem ser observadas.

NIS válido inscrito no CadÚnico

Quando a família é cadastrada no CadÚnico, é gerado um NIS para cada membro. NIS é a sigla para Número de Integração Social e consiste em uma sequência numérica para que o Ministério do Desenvolvimento possa acompanhar cada membro familiar, tendo informações e detalhes sobre cada um.

O número do NIS é fundamental para que o cidadão tenha acesso a benefícios sociais e trabalhistas, por isso se você não sabe o seu, se dirija até o local do cadastro e solicite o NIS ao atendente.

CadÚnico  RJ

Em cada estado e cidade brasileira o cadastro deve ser feito em uma unidade do setor responsável, que pode ser a prefeitura local ou a Secretaria de Habitação. Caso você não saiba aonde ir, pode obter essa informação na prefeitura. Vá até o local, já munido com seus documentos pessoais e dos demais membros do grupo familiar, e descubra o local do cadastro, lembrando que é possível se cadastrar em qualquer época do ano.

Possui inscrição no CadÚnico

Aqueles que já possuírem cadastro no CadÚnico podem participar de vários processos seletivos organizados pelo governo federal. Por exemplo, estão aptos a participar do Minha Casa Minha Vida, do Bolsa Família, do Vale Gás e de vários outros benefícios.

Sem falar que os estudantes que fazem parte de famílias cadastradas no CadÚnico também têm direito à isenção da taxa de inscrição no ENEM. Caso, ao ir efetuar o cadastro de sua família, mostrar que vocês já são cadastrados, apenas confira as informações e atualize os dados se for necessário.

Cadastro Único governo federal 2017

O Cadastro Único é uma forma do governo federal estar a par da situação de diversas famílias brasileiras e assim criar programas e mais iniciativas para acabar com o déficit habitacional, a pobreza e a fome. Aos poucos os números dessas circunstâncias estão diminuindo, e o CadÚnico contribui diretamente para que isso aconteça.

Documentos CadÚnico

Para efetuar o cadastro no CadÚnico, o responsável familiar deve comparecer na unidade contendo uma série de documentos pessoais e de todos os membros do grupo familiar. Os principais documentos exigidos são os seguintes: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor, Histórico Escolar ou Certidão de Conclusão de Ensino Médio, Comprovante de Renda, Última Declaração do Imposto de Renda, se tiver.

Registro cadastro único CadÚnico

O registro no CadÚnico pode ser feito em qualquer época do ano; não há um único período de inscrição. O que acontece é que todos os anos os órgãos responsáveis disponibilizam um período para que as famílias já cadastradas atualizem seus dados, para que assim possam continuar no sistema.

Consultar CadÚnico pelo cpf

Se desejar, você pode consultar o CadÚnico e os dados de sua família usando o CPF, basta comparecer no mesmo local em que o cadastro foi efetuado, contendo o número do documento em mãos.

Como acessar o CadÚnico

Para acessar ao CadÚnico, é necessário visitar o link: www.cadastrounico.caixa.gov.br, o CadUnico é gerenciado pela Caixa Econômica Federal, Principal parceira do Governo na distribuição de renda e na aplicação das PACs (Programas de Aceleração do Crescimento).

Este link deve ser utilizado sempre que houver a necessidade de atualização ou de consulta, sendo que ele ocorre por meio de CPF (Cadastro de Pessoa Física).

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Para se cadastrar no CadUnico 2018 é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou a prefeitura de seu município.

O cadastramento é gratuito, e feito na hora. Você pode encontrar maiores informações sobre as regras do CadUnico no site www.servicos.gov.br.

Recomendados para você: