1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Passe livre estudantil – cadastro aqui !

O Passe Livre Estudantil é uma iniciativa dos governos de Estado para beneficiar os seus jovens estudantes da educação básica e superior. O objetivo do passe livre é permitir que esses jovens frequentem a escola sem ter que gastar com passagens de ônibus, metrô ou trem. Para isso, são disponibilizados créditos no passe livre, dos quais o estudante pode usar para pagar suas passagens de ida e volta da escola.

Cada estado brasileiro possui o seu próprio sistema de passe livre, por isso é fundamental buscar saber mais sobre o de sua região. A seguir veja como fazer o passe livre estudantil.

Passe livre estudantil - cadastro aqui !

Passe livre estudantil – cadastro aqui !

O que é o passe livre estudantil?

O passe livre estudantil nada mais é do que um cartão com créditos que deve ser usado pelo estudante na catraca do ônibus, mas também pode ser usado na maioria dos casos para metrô e trens. Usando os créditos do cartão o estudante não precisa arcar com as despesas de transporte para ir e voltar da escola, o que não compromete a renda de sua família nem lhe prejudica de forma alguma.

Alguns estados até liberam alguns créditos para os estudantes nas férias, de modo a poderem se locomover na cidade sem gastar nada. A quantidade de créditos debitados no passe livre geralmente depende da quantia de aulas que o aluno tem no mês.

Como fazer o passe livre estudantil?

Como já mencionamos, cada estado brasileiro possui o seu próprio sistema de cadastramento. Em geral, é preciso efetuar um cadastro (muitas vezes disponibilizado online), buscar o cartão, comprar os créditos e usar normalmente; depois de um ano é preciso atualizar o cadastro para continuar usufruindo do benefício.

Geralmente o órgão responsável pelo passe livre em cada estado disponibiliza um portal na internet para que os estudantes se cadastrem. No Distrito Federal, por exemplo, tudo é feito pelo site http://www.passelivreestudantil.df.gov.br/. O estudante pode se cadastrar preenchendo o formulário; se o estudante não tiver acesso à internet, pode ir a um dos postos de atendimento.

Documentos passa livre estudantil

Para ter direito ao passe livre e confirmar o seu cadastro, o jovem precisa digitalizar e enviar uma série de informações. É preciso, por exemplo, digitalizar e enviar os seguintes documentos: foto 3×4 recente, RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante ou Declaração de Matrícula, entre outros.

UGES passe livre

A UGES – União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas – é uma das instituições responsáveis pela administração do passe livre no Rio Grande do Sul. A UGES libera em seu portal na internet todas as cidades que participam do passe livre, além de oferecer todas as instruções para os estudantes se cadastrarem.

Pela internet o site informa que ainda não é possível; o estudante deve imprimir e preencher o formulário, e leva-los com os demais documentos em um dos postos de atendimento em Porto Alegre ou encaminhar pelos Correios.

Passe livre estudantil RS 2017

O Passe Livre Estudantil do Rio Grande do Sul é administrado também pela Metroplan em parceria com a UGES. Todos os documentos e formulários presentes no site devem ser enviados pelos estudantes por e-mail ou pelos Correios, no prazo estipulado.

Passe livre estudantil - cadastro aqui !

Passe livre estudantil – cadastro aqui !

É fundamental que as prefeituras interessadas em participar assinem o termo de adesão ao programa e cadastrem os estudantes de acordo com os critérios.

Passe livre estudantil Porto Alegre

O Passe Livre do Rio Grande do Sul não é válido para todas as cidades. Além de Porto Alegre, a Metroplan atua também em Cachoeirinha, Canoas, Campo Bom, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, São Jerônimo, e em outras cidades.

Recomendados para você: