1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Passo a passo da inscrição do Fies

O Financiamento Estudantil, chamado de FIES, foi criado pelo governo federal para facilitar o pagamento dos estudos privados. O FIES é uma alternativa para você que quer ingressar no ensino superior privado, mas não conseguiu uma bolsa do ProUni ou não tem condições de arcar com as mensalidades agora.

Passo a passo da inscrição do Fies

Passo a passo da inscrição do Fies. Imagem:divulgação

Contratando o financiamento você só paga uma taxa a cada três meses no valor de R$150,00 e, quando terminar o curso, tem tempo para procurar um emprego e começar a pagar as mensalidades. Muitas pessoas têm dúvidas de como fazer o FIES, por isso veja logo a seguir um passo a passo da inscrição.

Passo a passo da inscrição do Fies

1 – Cadastro no SisFIES

O primeiro passo para você se inscrever no financiamento estudantil é acessar o portal do SisFIES (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal), clicar no link referente para se cadastrar e colocar os seus dados, como o seu e-mail.

Nesse endereço de e-mail que informou você receberá uma mensagem para validar o seu cadastro. Valide.

2 – Inscrição no SisFIES

Após validar o cadastro, acesse novamente a página e efetua sua inscrição, dessa vez preenchendo todos os dados do formulário, como dados pessoais, de escolaridade e outros. É fundamental preencher todos os campos assinalados como obrigatórios, só assim o sistema poderá aceitar sua participação.

3 – Escolha o curso

Com a inscrição finalizada, você deve comparecer na CPSA da universidade na qual está matriculado com todos os seus documentos em mãos. Após o recebimento do e-mail de confirmação da inscrição, o candidato tem até 10 dias úteis para validar sua participação.

Passo a passo da inscrição do Fies

Passo a passo da inscrição do Fies. Imagem:divulgação

Nesse momento ele já deve ter feito a escolha do curso. Alguns dos documentos importantes para apresentar: RG, CPF, Comprovante de Renda, Comprovante de Endereço, entre outros.

4 – Contratação do financiamento

Depois que você comparecer ao CPSA da sua universidade e validar sua inscrição, o candidato tem até 3 dias úteis para ir ao banco – Caixa Econômica ou Banco do Brasil – com seu fiador para contratar o financiamento e assinar o contrato. O banco irá efetuar uma análise de crédito e irá liberar o financiamento em poucos dias.

Como fazer o FIES?

Você viu acima a facilidade de como fazer o FIES. É possível financiar de 50% a 100% de sua mensalidade, dependendo da renda de cada candidato.

Durante o período do curso o próprio FIES fará os pagamentos das mensalidades à faculdade e o candidato só precisa se preocupar em efetuar o pagamento, a cada três meses, uma taxa referente aos juros do empréstimo. Os juros são de 6,5% ao ano, o que torna o FIES muito adorado por vários estudantes e sempre muito procurado.

FIES segundo semestre 2017

A cada semestre todos os beneficiários do FIES devem renovar a contratação, para que possam continuar usufruindo do financiamento. A contratação é feita de forma rápida pelo site do SisFIES, basta acessar o portal do aluno e selecionar a renovação.

Passo a passo da inscrição do Fies

Passo a passo da inscrição do Fies. Imagem:divulgação

A não renovação pode levar o estudante a perder o financiamento e ter que arcar com as mensalidades sozinho. Além disso, a cada semestre são abertas as inscrições para novas participações.

Recomendados para você: