1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Programa Prouni 2018

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa educacional criado pelo Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC). O Prouni surgiu para conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% nas melhores instituições privadas de ensino superior.

São bolsas de estudo para curso de graduação e sequenciais de formação específica aos estudantes brasileiros de baixa renda que não possuem diploma de nível superior. Confira maiores informações a respeito do programa Prouni.

ProUni 2018

O Prouni acontece duas vezes por ano, a primeira é em janeiro no início do semestre e a segunda é em julho no início do segundo semestre.

Programa Universidade para Todos (Imagem: Divulgação)

Programa Universidade para Todos (Imagem: Divulgação)

Ainda não foram divulgadas todas as datas do Prouni 2018, o calendário oficial será divulgado apenas em Janeiro. No Cronograma do Prouni é possível conferir datas de inscrição, matrícula, 2ª chamada, vagas remanescentes e muito mais.

Prouni 2018 – Quais os requisitos para poder participar?

No geral não são muitos requisitos exigidos para poder participar do Programa Prouni 2018. O valor da bolsa de estudo que o candidato receber vai ser de acordo com a renda brita familiar mensal.

Para poder participar do Prouni o candidato deve fazer a prova do Enem, no caso do ProUni 2018 é necessário que o Enem 2017 seja feito.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

É necessário também obter uma nota maior que 450 pontos nas provas do Exame, além de não zerar na redação. Caso o candidato tire mais que 450 pontos e zere a redação, não será possível participar do Prouni 2018.

Confira outros requisitos para participar do programa Prouni

• Ter feito o ensino médio em escola da rede pública ou da rede privada na condição de bolsista integral;
• Ter algum tipo de deficiência;
• Ser professor da rede pública, nesse caso é possível concorrer apenas nos cursos de licenciatura.

Prouni 2018 – Bolsas de estudo

O valor da bolsa de estudo varia de acordo com a renda, confira qual a renda exigida para as bolsas integrais e parciais.

Bolsa integral – Renda família bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.
Bolsa parcial (50%) – Renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Prouni 2018 – como funciona?

O programa Prouni é baseado nas provas do Enem. Para se inscrever é necessário ter em mão o número de inscrição e a senha do Enem. Assim que o candidato informa o número de inscrição e a senha o programa já pega as notas que o candidato tirou no Enem.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O candidato irá escolher duas opções de curso e colocar em ordem de preferência. Quanto maior a nota no Enem maiores são as chances de conseguir a bolsa de estudo para um dos cursos escolhidos.

Caso o candidato tire nota suficiente para entrar em qualquer um dos dois cursos, o sistema vai automaticamente selecionar a primeira opção.

Prouni 2018 – Como conseguir uma bolsa?

Para conseguir a bolsa do Prouni 2018 é necessário preencher todos os requisitos que já foram falados e fazer a inscrição.

Para se inscrever é necessário acessar o portal oficial através do link http://siteprouni.mec.gov.br/. Lembrando que as inscrições para o prouni 2018 ainda não começaram. Não se esqueça de estudar bastante para o Enem 2017, quanto maior a sua nota maiores são as suas chances de conseguir a bolsa. Boa sorte.

Recomendados para você:

Tags: