1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prominp: aprenda tudo sobre o programa

Prominp 2014 e 2015 – Conheça o programa que pretende qualificar o programa.

O ramo de petróleo e gás é, sem dúvida, um dos mais promissores da atualidade no Brasil, especialmente após a descoberta de novas reservas do pré-sal, no ano de 2007.

E, como não poderia deixar de ser, o aquecimento do setor demandou esforços conjuntos do governo e da iniciativa privada para fomento da indústria do petróleo e gás – entre eles, a qualificação profissional. Conheça mais sobre o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, o PROMINP.

O que é o PROMINP?

O programa é parte de uma política de conteúdo local do Governo Federal que visa fomentar a indústria nacional do petróleo e gás, de modo a ampliar a sua participação no mercado através da oferta de bens e serviços.

Com isso, o governo brasileiro objetiva estimular a competitividade de nossas indústrias no comércio interno e externo, promovendo, através do PROMINP, um fórum permanente de discussão para o desenvolvimento de ações com vistas a tornar competitiva e sustentável – dentro e fora do Brasil, a indústria local do petróleo e gás.

O programa é coordenado pela pasta das Minas e Energia e pela Petrobrás e foi instituído por meio do Decreto nº. 4.925, de 19 de dezembro de 2003.

Prominp

Prominp 2014, 2015.

A contribuição do pré-sal para o aquecimento do setor

A descoberta da camada pré-sal, em 2006, gerou um salto no crescimento do ramo. Hoje, os poços instalados no pré-sal já ultrapassam a média mundial de produtividade, com a marca de 28 mil barris por dia, no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

Com o aumento do volume de negócios experimentado pelo ramo do petróleo e gás, impulsionado pelo pré-sal, vieram o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, as oportunidades de negócio no mercado local e internacional e a procura por capacitação, demandando a oferta de cursos de qualificação profissional, para absorver a busca de mão-de-obra pela indústria nacional, a instalação de unidades de produção de grandes fornecedores e a geração de novas tecnologias em parceria com centros de pesquisa. É neste cenário que surge o Prominp.

Os cursos ofertados pelo PROMINP

O Programa Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), no âmbito do PROMINP, promove a qualificação de trabalhadores por meio de cursos gratuitos nos estados onde há investimento na área do petróleo e gás, em suas 185 categorias nos níveis médio, técnico e superior.

A seleção de candidatos para os cursos do programa ocorre através de editais públicos e parcerias com empresas. Saiba mais em: www.prominp.com.br

Pois é pessoal, espero que tenham curtido essas super informações e que elas te ajudem a alcançar seu objetivo profissional ok?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

 

 

 

Recomendados para você: